Unifesspa é homenageada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática
O trabalho desenvolvido pelo professor da Unifesspa, Ronaldo Barros Ripardo, foi premiado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Na manhã de ontem (16), o professor entregou ao reitor Maurílio Monteiro a mensagem da SBEM de reconhecimento à Unifesspa pelo incentivo à pesquisa e uma placa comemorativa homenageando a Instituição.
O professor recebeu o prêmio “Medalha Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes”, categoria 1 - trabalho de pesquisa e/ou proposta pedagógica envolvendo a Educação Matemática, realizado individualmente ou em grupos, em instituições públicas e particulares de Educação Superior, ou em espaços não formais de ensino.
O prêmio tem como principal objetivo reconhecer o mérito de professores e licenciandos de Pedagogia e Matemática pela contribuição dada à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa em Educação Matemática.
A pesquisa premiada
O trabalho desenvolvido pelo professor, intitulado “Matemática como um discurso: perspectivas teórica e metodológica para seu ensino”, aponta como o ensino de matemática integrado com a produção textual, gradual e sistematicamente, contribui para o desenvolvimento de habilidades do aluno em relação à matemática, compreendida como um discurso.
Além disso, é parte dos resultados da tese de doutorado do professor, cursado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP no período de 2010 a 2014. Os dados foram produzidos a partir de pesquisa de campo em uma escola pública de Marabá, a EMEF Acy Barros, a partir de projeto aprovado no PAPIM, em 2013 (ainda campus da UFPA).
O projeto “Escrever bem para aprender matemática: uma proposta de intervenção pedagógica para alunos do ensino fundamental” teve como objetivo geral desenvolver abordagens metodológicas que buscassem melhorar a aprendizagem matemática de alunos do ensino fundamental em relação com a melhoria das suas habilidades em produção textual.
Publicação em livro
Houve uma fase inicial finalizada ainda em 2013, gerando uma quantidade significativa de dados. Uma parte deles foi usada para a tese de doutorado e outra parte em função de projeto aprovado no Programa de Apoio ao Recém Doutor, da Unifesspa, edição 2015. E o trabalho acadêmico continua gerando frutos. A expectativa do professor é reunir em um livro os resultados da pesquisa, que deverá ser lançando já em 2017.
“Esta pesquisa trouxe um espectro amplo de resultados e pretendo me dedicar, agora, à análise da outra parte dos dados e publicar os resultados no próximo ano. Ter o reconhecimento nacional mostra que a Unifesspa produz com qualidade e isso nos dá a a sensação de parte do dever cumprido", avaliouo o pesquisador.
Durante o encontro com o reitor, o professor Ronaldo Ripardo, aproveitou para agradecer os esforços da instituição durante o desenvolvimento da pesquisa. Maurílio Monteiro parabenizou o pesquisador e ressaltou a importância desse reconhecimento à Unifesspa. “Para essa jovem instituição, ter uma iniciativa premiada nacionalmente é motivo de muito orgulho, o que nos alegra imensamente e nos impulsiona a continuar defendendo uma universidade pública, gratuita e de qualidade. É um reconhecimento da nossa capacidade de produzir licenciaturas”, comemorou.
Redes Sociais