Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica aproxima estudantes do mercado profissional

• Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 00h37
  • Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 00h47
  • Acessos: 2064

aberturasemanaengenhariamecanicaAproximar os estudantes de Engenharia Mecânica da Unifesspa do setor produtivo local. Este é um dos principais objetivos da Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica da Unifesspa, promovido pelo Centro Acadêmico do curso e a II edição do evento, que aconteceu de 21 a 25 de novembro, foi um sucesso.

Com o tema central "Engenharia como fator de qualidade e produtividade", o evento ofereceu palestras, minicursos, apresentações orais e debates sempre com salas cheias e muita interação entre os participantes.

A II Semana Acadêmica buscou aproximar os estudantes, a Universidade e o mercado, oferecendo aos acadêmicos ou engenheiros recém-formados, a oportunidade de trocar experiências com profissionais atuantes na área de Engenharia Mecânica. Com isso, o evento visa a promoção de parcerias em projetos e cursos, além de encaminhar os alunos para oportunidades de estágio e emprego.

A segunda edição do evento contou com a presença de diversos profissionais que atuam na área, professores da Unifesspa e de outras Universidades Federais que ministraram palestras e minicursos. Durante três dias, foram realizados 17 minicursos e oficinas e 16 palestras.

­­­­Perfil profissional

A organização trouxe ao evento Vera Jeani Martins Ferreira, responsável pela gestão de Recursos Humanos da Companhia Vale S/A no Norte do Brasil. Ela falou sobre o “Perfil dos Profissionais de Engenharia”, para um auditório lotado de estudantes e profissionais recém-formados.

De acordo com a gestora de RH, entre os requisitos avaliados pelas empresas, no processo de recrutamento para as funções de engenharia estão:(1) O candidato precisatervivência em estágio em programa de trainee de nível superior; (2) Ser engajado em questões ambientais e impactos com comunidade; (3) Fluência em inglês; (4) Experiência internacional; (5) Valorizar a ética profissional; (6) Ser preocupado com a segurança no trabalho, percepção de risco; (7) Iniciativa; (8) Tomada de decisões e (9) Trabalhar em ambiente colaborativo.

Vera Martins destacou, ainda, como competências avaliativas das empresas, entre elas, a Vale, a adaptabilidade e flexibilidade de local de residência; análise e solução de problemas; orientação para resultados sustentáveis; iniciativa; (5) relacionamento e colaboração; e (6) autodesenvolvimento, considerados valores para a empresa.

publicosemanamecanica

palestranteVale