Viveiro com capacidade para produzir até 70 mil mudas é montado na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 11h13
  • Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 12h51

montagemviveirookO Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa concluiu, nesta sexta-feira (9), a montagem do viveiro para produção de mudas frutíferas e de essências florestais nativas. O processo de montagem contou com apoio dos alunos do curso de Agronomia, professores e técnicos da Universidade, além de colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). O diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal do Ideflor-bio, Benito Calzavara, fez questão de acompanhar e orientar a montagem.

Instalado numa área de 360 m2, o viveiro terá capacidade para produzir até 70 mil mudas nativas, a exemplo de cupuaçu, pupunha, entre outras de essências florestais nativas para compor áreas de proteção permanente. O projeto é resultado de uma parceria entre a Unifesspa e o Ideflor-Bio, que doou sementes, adubos, volumosos (fibras de coco) e estrutura de irrigação para compor o viveiro. "O viveiro utiliza uma tecnologia diferenciada, com uso de tubetes que substitui os sacos plásticos, o que torna a produção de mudas mais sustentavel, rápida e econômica. Esta é uma parceria que o Ideflor-bio tem muita satisfação pelo seu papel didático, com a certeza de muitos resultados positivos para a sociedade", afirmou Benito Calzavara.

Com a montagem do viveiro, serão oferecidos cursos de capacitação para iniciar a produção de mudas. De acordo com o diretor do IEDAR, professor José Achieta, o primeiro projeto desenvolvido no viveiro pela Unifesspa vai beneficiar o Assentamento Veneza, em São João do Araguaia, com a distribuição de mudas de açaí. Além da comunidade externa, os alunos são os maiores beneficiados com a estrutura do viveiro, passando a ser um importante laboratório para atividades práticas de ensino, além de espaço para pesquisas. "O viveiro é de extrema importância pra nós, que vamos poder colocar em prática o conhecimento teórico, além de servir de espaço para os experimentos e desenvolvimentos dos nossos trabalhos de conclusão de curso", comemorou o estudante de Agronomia James Luan Leite, que também colaborou com a montagem do viveiro.

A montagem do viveiro contou ainda com o apoio dos colaboradores Luziel Oliveira e Thiago Paixão, ambos alunos egressos do curso de Agronomia da Unifesspa. "O espaço será utilizado pelos alunos e pesquisadores da Unifesspa como laboratórios nas áreas de produção agrícola e reflorestamento, uma ferramenta fundamental para garantir o tripé da Universidade, o ensino, pesquisa e extensão", concluiu o professor da Unifesspa, Diego de Macedo.

viveiromontado

montviveiro