Professor reedita livro de 1639 e faz lançamento em São Félix do Xingu

• Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 12h38
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 11h41

capalivroprofessorfabioResultado de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor doutor Fabio Mario da Silva, a reedição da obra “Memorial da Infância de Cristo e Triunfo do Divino Amor” foi lançada na última segunda-feira (12), no Instituto de Estudos do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEX/Unifesspa), em São Félix do Xingu, local em que o professor é lotado e responde como Diretor Adjunto do Campus.

Outro lançamento do livro está previsto para o dia 6 de março de 2017, dentro das atividades de abertura do Mestrado em Letras do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Unifesspa, em Marabá. “Memorial da Infância de Cristo e Triunfo do Divino Amor” data originalmente de 1639, é de autoria da poetisa Soror Maria de Mesquita Pimentel, registrando o primeiro poema épico escrito e publicado por uma mulher, até então sem reedição, em editoras nacionais ou internacionais. Sua reedição é de responsabilidade da editora acadêmica Todas as Musas.

Para o professor Fábio Silva, a obra é uma chave para o entendimento dos estudos da epopeia e de gênero na literatura portuguesa. Nos anos em que desenvolveu o projeto de pesquisa – 2014 e 2015-, o professor fez levantamentos nos manuscritos da “Coleção de Pergaminhos” da Biblioteca Pública de Évora, em Portugal, que contêm documentos referentes ao mosteiro onde viveu a escritora, bem como nos acervos da Torre do Tombo e Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, que possibilitaram esclarecer pontos ainda obscuros tanto sobre a produção da obra quanto sobre a vida como autora.

Outras opiniões

Segundo a professora doutora Adma Muhana, da Universidade de São Paulo, o professor Fabio Mario faz um estudo aprofundado da obra, com muita competência, levantando dados importantes e sobre a vida da religiosa Soror Maria de Mesquita Pimentel no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora. Soror morreu próximo aos 80 anos de idade. Outro professor doutor, Abel Pena, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, explica que “Memorial da Infância de Cristo e Triunfo do Divino Amor” está fundamentada no princípio estético da imitação dos modelos bíblicos e greco-latinos.

"A obra poética de Soror Pimentel revela uma elevada sensibilidade estético-literária, que visa, na expressão mais genuína da retórica ciceroniana, docere et delectare – ensinar e agradar. Articulando intertextualidade e matéria ficcional, motivos pagãos e cristãos, a epopeia desta religiosa eborense escapa milagrosamente ao patíbulo dos censores e chega incólume aos nossos dias”, defende Abel Pena. É este poema publicado apenas em 1639 que Fabio Mario traz a lume para uma nova edição, “revelando rigor e maturidade enquanto estudioso e investigador que aposta em temáticas atraentes e inovadoras”, relata Abel Pena.

Trilogia
O professor Fábio Silva está preparando o segundo livro da trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel, primeira epopeia escrita por uma mulher em língua portuguesa, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A segundareedição será “Vida e milagres de Cristo”, estruturada ao longo de 13 Cantos, e uma terceira parte, “Memorial da Paixão de Cristo e Triunfo do Divino Amor”, dividida em 11 Cantos.

lançamentolivroproffabio