Comunidade acadêmica recebe treinamento para uso do Portal de Periódicos da Capes

• Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 00h24
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 11h41

portalcapesCom o objetivo incentivar o uso do Portal de Periódicos da Capes e expandir a cultura científica na Unifesspa foi realizado, no último dia 14 de dezembro, o I Seminário sobre o Portal de Periódicos da Capes. O evento aconteceu na Biblioteca Central da Unidade II do Campus de Marabá, das 8h às 18h, reunindo alunos, professores e técnicos da Instituição.

A bibliotecária da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carmecy Ferreira de Muniz, orientou o público sobre as etapas de cadastro de usuário no Portal da Capes, com informações sobre as formas de acesso dentro e fora do ambiente da Unifesspa, a partir de um computador conectado à internet. Os participantes também receberam treinamento sobre como realizar as buscas por periódicos de maneira adequada e eficaz.

O Portal disponibiliza mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

De acordo com o coordenador geral do Sistema de Bibliotecas da Unifesspa, Marcelo Gomes, os treinamentos para o uso do Portal de Periódicos serão contínuos, visando o fortalecimento da pesquisa científica na Unifesspa. “Este é o primeiro passo para que possamos apoiar a comunidade acadêmica na produção científica, em especial, no ambiente físico da biblioteca. Vamos dar continuidade a esse trabalho, buscando facilitar o acesso dos pesquisadores a maior base de dados do Brasil”, adiantou.

O Seminário é uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação tecnológica (Propit) e da Biblioteca Central da Unifesspa. “As pesquisas apoiadas em periódicos publicados em revistas de alto impacto são um grande diferencial qualitativo para o desenvolvimento da produção científica na Unifesspa, por isso vamos fomentar,  cada vez mais, o uso desta importante ferramenta”, destacou a pró-reitora Fernanda Carla Lima Ferreira.

Sobre o Portal Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi criado em 2000, oferecendo aos docentes, discentes e funcionários de diversas universidades do Brasil acesso à pesquisa científica realizada no mundo todo. Apesar de ser um instrumento com ampla disponibilidade, seu uso ainda é pouco disseminado e incentivado dentro das instituições de ensino superior. Diante desta situação, a CAPES disponibiliza um treinamento para o uso adequado do Portal de Periódicos, tal treinamento é realizado pelos Help desks sugeridos pela CAPES. O Centro de Tecnologia e Comunicação (CTIC) da Unifesspa também disponibiliza um tutorial sobre o cadastro para acesso e a busca no Portal de Periódicos. Confira!