Computação Científica e Interdisciplinaridade é tema de Workshop promovido pela Unifesspa

• Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 11h24
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 16h34

wlccO Laboratório de Computação Científica (LCC) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou nos dias 12 e 13 de dezembro de 2016, o II Workshop de Computação Científica e Aplicada (WCCA), na Unidade II do Campus de Marabá.

A segunda edição do evento abordou o tema:“A Computação Científica e a Interdisciplinaridade: desafios e perspectivas na Amazônia” e teve como principal objetivo visualizar novas possibilidades de pesquisa, a partir da colaboração entre o laboratório e pesquisadores da região.

Durante dois dias, o evento permitiu aos participantes avaliar os resultados positivos obtidos por pesquisadores com a colaboração do laboratório e discutir melhorias e novas oportunidades.

Pesquisadores de diversas áreas apresentaram aplicabilidades da computação científica, entre eles, os professores da Unifesspa, Elizeu Melo da Silva e Marcelo Camacho, atual coordenador do LCC; e o professor da UFPA, Marcelino Silva. O professor Carlos Renato Lisboa Francês, ex-reitor pro tempore da Unifesspa também marcou presença do evento.

O professor Elizeu Melo da Silva apresentou a palestra “Aplicação do Mathemática na solução de equações diferenciais ordinárias rígidas”, e destacou a estrutura oferecida pelo laboratório como fundamental para o desenvolvimento de suas pesquisas. ´wlcc3

Sinergia entre as pesquisas

Na abertura do evento, o reitor Maurílio Monteiro destacou a importância do Laboratório de Computação Científica para garantir a sinergia entre as pesquisas desenvolvidas na Unifesspa. “Este laboratório representa um esforço institucional de concentrar uma estrutura avançada de software e hardware que seja da Instituição, isto é, uma importante infraestrutura que possa ser compartilhada entre os pesquisadores da Região, estabelecendo uma sinergia entre as diferentes pesquisas”, afirmou.

Para a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Fernanda Carla Lima Ferreira, “O LCC é um esforço necessário para avançar nas pesquisas da Unifesspa, que por ter essa estrutura computacional, tem condições de buscar novas parcerias em projetos de pesquisa”, afirmou.

Além de palestras, mesas redondas e debates, a programação contou com minicursos ministrados por professores da Unifesspa e convidados, entre eles, os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os professores N. L. Vijaykumar e Sérgio Rosim. Eles apresentaram suas atividades desempenhadas no INPE e as ferramentas desenvolvidas e mantidas pelo Instituto, a exemplo do Terra Hidro.

Sobre o Laboratório

wlcc2

O LCC vem se consolidando como um centro de apoio para pesquisadores de diversas áreas que precisam trabalhar com grande quantidade de dados ou alto poder computacional no desenvolvimento de suas pesquisas. O objetivo é ofertar modernos recursos computacionais, capazes de atender à demanda de computação distribuída e de alto desempenho dos pesquisadores e seus respectivos grupos de pesquisa.

O Laboratório conta com uma equipe técnica dedicada para auxiliar a comunidade acadêmica em tarefas que envolvam computação aplicada, Big Data, Visualização de dados e Infraestrutura como serviço, disponibilizando um ambiente computacional distribuído e de alto desempenho.

O LCC funciona na Unidade II do Campus de Marabá, situado na Folha 17, bairro nova marabá e a equipe atende pelos telefones: (94) 2101-5948 / 5945 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Outras informações no site lcc.unifesspa.edu.br.