Mestrados novos da Unifesspa recebem cotas adicionais de bolsas da Capes

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 11h11
  • Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2016, 10h24

Os Programas de Pós-Graduação em Letras e em Química, em nível de Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vão receber cotas adicionais de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Unifesspa recebeu oito cotas que serão distribuídas, igualmente, entre os dois novos cursos de Pós-Graduação.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Fernanda Carla Lima Ferreira, a concessão das cotas atende a demandas das universidades da região Norte, apresentadas na Carta de Rio Branco, durante o Fórum de Reitores da Região Norte, em agosto de 2016.

“Na ocasião, defendemos que as universidades da Região precisam ser atendidas de forma diferenciada, por meio de programas e ações para manter a pesquisa e pós-graduação, tendo em vista, por exemplo, questões geográficas e dificuldade de fixação de doutores. Foi uma ação de extrema importância e que vem trazendo resultados para o fortalecimento dos programas de pós-graduação da nossa região. Tivemos a liberação de recursos para doutorados interinstitucionais e, agora, cotas adicionais para os novos programas de mestrados”, afirmou a pró-reitora.

O Mestrado Acadêmico em Letras vai oferecer 15 vagas e o Mestrado em Química, 10 vagas. As aulas dos dois cursos estão previstas para iniciar em março de 2017. A pró-reitora destacou, ainda, que as cotas adicionais são institucionais e que, neste primeiro momento, atenderão aos dois novos cursos. " Vamos continuar trabalhando para fortalecer os cursos de pós-graduação e a pesquisa científica em nossa Instituição”, enfatizou.