Pesquisador critica reforma do Ensino Médio e defende interdisciplinaridade

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 16h53
  • Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 16h56

palestraILLAO professor doutor José Afonso Medeiros Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA),  ministrou uma palestra na tarde da última quinta-feira (15) para mais de quarenta pessoas, dentre elas, alunos, professores e convidados do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá.

Em sua palestra, cujo tema era “A Interdisciplinaridade na construção da pesquisa: Arte e Ciência”, ele repudiou a falta de debate, antecipado, com a sociedade e os atores envolvidos, em torno da reforma do Ensino Médio proposto pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória 746/2016. A MP foi enviada para o Congresso Nacional.

José Afonso, integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) classificou como inaceitável a divisão de disciplinas entre “obrigatórias” e “seletivas” como propôs a Medida Provisória. “Por que diferenciar conhecimento imprescindível de conhecimento descartável?”, questionou.

Segundo o pesquisador, a proposta governamental conflita entre a “razão utilitarista” que vê a educação adequada a um único modelo de sociedade, acrítico, ao invés de um modelo de “razão idealista”, em que a educação é adequada a plenitude do indivíduo e à transformação da sociedade.

Durante mais de três horas, José Afonso, defendeu o modelo da interdisciplinaridade para o ensino superior, baseando-se em conceitos, dentre outros, de autores como o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), para quem seriam necessárias as respostas de duas perguntas para se estabelecer um norte para o assunto: “Qual a nossa capacidade de conhecer?” e “Quais são os limites do conhecimento?”.

fotopalestraILLA

José Afonso esclareceu que há uma diferença abissal entre o “Ser conhecedor” e o “Objeto conhecido (coisa)”, derivados da resposta do filósofo.  Para o pesquisador José Afonso, a Teoria do Conhecimento, de autoria de Kant aponta que “as duas coisas estão interligadas” e que o Eixo proposto pelo filósofo ajuda a compreender o processo: SENSAÇÃO-SENSIBILIDADE-IMAGINAÇÃO-ENTENDIMENTO-RAZÃO.

Cérebro age por associação

Entre os pesquisadores que se destacaram com novas descobertas sobre o cérebro e suas atividades, a partir dos anos 90 do século passado, estão o médico e cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, considerado um dos vinte maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American, e o neurocientista português António Damásio, que trabalha no estudo do cérebro e das emoções humanas.

O pesquisador explicou que entre as descobertas viu-se que muita coisa se processa entre a fronteira entre o “córtex cerebral”, também chamado de matéria cinza (controla o que chamamos funções nervosas elaboradas e é agrupado em áreas com funções diferentes, principalmente sensoriais, motoras e de associação. O córtex cerebral está envolvido em várias funções cognitivas, incluindo, entre outras, o tato, a linguagem, as ações voluntárias de habilidades motoras e de memória), e o “cerebelo” (é essencial no desempenho dos movimentos voluntários e na aprendizagem motora, além de terfunção essencial no tato, visão e audição), responsável por 10% do volume total do encéfalo e contém cerca de metade dos neurônios do cérebro.

“O conhecimento se dá em rede; nas interfases; associativo e relacional”, afirmou José Afonso. José Afonso explicou que o cérebro tem 86 bilhões de neurônios e pesa aproximadamente 1,4 quilos. O auge do cérebro é aos 20 anos. A velhice e a falta de consumo geram perda de neurônios, segundo o pesquisador. “A memória não é um arquivo perfeito”.

Atitude interdisciplinar
Para ele, a percepção de que a herança genética não é nada sem o meio ambiente (Cultura), que faz com que as coisas possam florescer e frutificar. “Sair da atitude disciplinar para interdisciplinar é necessário, já que o conhecimento afinal de contas é interdisciplinar”, concluiu.

publicoPalestraILLA