Unifesspa e Exército celebram acordo para recomposição florestal no entorno do Rio Tauarizinho

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 17h28
  • Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 17h55

convenioexercitoreflorestamentoA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) assinou na tarde desta segunda-feira (19), um Acordo de Cooperação Técnica com a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, para a realização de levantamentos faunísticos e recomposição florestal de áreas próximas à Unidade III, do Campus de Marabá e ao 23º Batalhão Logístico de Selva (Cabo Rosa).

Levantamento faunístico consiste em estudos que visam a identificação da diversidade de espécies animais presentes numa região. O projeto de cooperação firmado entre as duas instituições prevê o inventário faunístico microbiológico, de pequenos mamíferos e de invertebrados. Os estudos permitirão avaliar o estado de conservação da biodiversidade na localidade.

O projeto, que envolve professores e alunos de diversos cursos, entre eles, Agronomia, Biologia, Geografia e Geologia, prevê o plantio de 600 mudas por ano e a expectativa é que com as ações de reflorestamento ambiental, seja realizada a recomposição florística de cerca de 3,5 hectares de mata ciliar nas adjacências do rio Tauarizinho, entre a 23ª Brigada e a Unifesspa. A área é considerada uma importante reserva ecológica, com rica biodiversidade em ambiente urbano.

Durante a assinatura do ACT, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, afirmou que o projeto representa o compromisso das duas instituições pela conservação da biodiversidade e a promoção do bem-estar da sociedade brasileira. “Essa parceria vai permitir diversos estudos que envolvem a recuperação da mata ciliar do Tauarizinho, pesquisas da fauna na área de entorno da Unifesspa; estudos com possibilidade de recomposição florestal dessa área reduzindo o risco de incêndio. Trata-se de um projeto integrado esenjando pesquisas em áreas de atuação muito importantes, com resultados muito concretos para a Universidade, a curto, médio e longo prazos”, detalhou.

Para a implantação do projeto, a Unifesspa disponibilizará equipamentos para coletas de material microbiológico e armadilhas fotográficas ou câmera –trap, que funcionam capturando a imagem do animal quando este passa em frente à câmera, por meio de um sistema de sensores. A Instituição também promoverá cursos de capacitação para estudantes, militares e demais pesquisadores que atuarão no projeto.

O Exército executará a abertura das covas para plantio de espécies de reflorestamento, além de contribuir nas ações de irrigação de salvamento das mudas de campo, vigilância dos equipamentos instalados na área sob guarda do Exército, além de executar e oferecer suporte logístico na execução do projeto, que terá duração de três anos.

O general de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota reafirmou o compromisso com a missão institucional do Exército em estimular o desenvolvimento regional e apoio à proteção do meio ambiente. “É uma parceria importante que traz resultados para as duas instituições, mas sobretudo para a sociedade brasileira, com ações significativas de proteção ao meio ambiente, uma das grandes metas do nosso Exército”, declarou.

Também participaram da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, professora Fernanda Carla Lima Ferreira e os professores da Unifesspa, Raquel Ribeiro da Silva, Antônio Kledson Leal Silva, Danilo Elias de Oliveira (IESB) e Diego de Macedo Rodrigues (IEDAR) e a tenente Ariane Serrão.

fotooficialACTExercito