NAIA entrega alimentos e brinquedos arrecadados no III Congresso Paraense de Educação Especial

• Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 13h21
  • Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2016, 13h58

doaçãonaia2O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa fez a entrega de mais de 200 kg de alimentos não perecíveis, brinquedos e kits pedagógicos a instituições de caridade e escolas públicas de Marabá. É que além de promover debates, divulgar conhecimentos e experiências a respeito da Educação Especial no Pará e no Brasil, o III Congresso Paraense de Educação Especial, realizado em novembro, teve o caráter filantrópico e solidário, condicionando as inscrições dos congressistas às doações de alimentos e brinquedos pedagógicos.

Com os alimentos recebidos foram organizadas 12 cestas básicas e entregues ao Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM), para as famílias dos adolescentes, que também receberam brinquedos para as crianças. Parte dos alimentos: leite em pó, feijão, arroz e açúcar foram doados ao Lar São Vicente de Marabá, que atende idosos. Os 145 kits de jogos pedagógicos foram  entregues às escolas municipais Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, Evandro Viana, São José, José Flávio Alves (ambas escolas de Ensino Fundamental) e ao Núcleo de Educação Infantil Cora Coralina.

A entrega desses alimentos e brinquedos/kits pedagógicos ocorreram nos dias 13 e 15 de dezembro de 2016, com a participação de parte da equipe da Comissão Organizadora do III CPEE: a coordenadora do NAIA, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, a técnica Lúcia Cristina Gomes dos Santos, o Prof. Dr. Diógenes Henrique de Siqueira Silva;  e os bolsistas do NAIA Aguida Andrade (discente do curso de pedagogia), Adham Felipe Cavalcante (discente do curso de Agronomia), Camila Reis (discente do curso de Letras – Português), Andrey Reis (discente do curso de História), Carlos Eduardo (discente de Engenharia da Computação), Eline Mesquita (discente do curso de Letras – Português), Havolinne Farias (discente do curso de Pedagogia), Juliana Fonseca (discente do curso de Pedagogia), Lennon Paixão (discente do curso de Engenharia Mecânica), Lorena Castro (discente do curso de Geografia), Leonardo Reis (discente do curso de Letras – Inglês), Mariane Paixão (discente do curso de Psicologia), Marcela Sabino (discente do Curso de Engenharia Civil),  Pollyanna Carvalho (discente do curso de Ciências Sociais), Priscila Reis (discente do curso de Letras – Português), Regina Lages (discente do curso de Agronomia), Rennan Torres (discente do curso de Letras – Português) e Silmara Almeida (discente do curso de Letras – Português).

De acordo com a professora Lucélia Cardoso, o III Congresso Paraense de Educação Especial já figura como um dos mais importantes eventos no estado do Pará na área de Educação Especial e o caráter filantrópico e solidário veio complementar a vivência formativa, especialmente aos discentes da Unifesspa, que são bolsistas do NAIA. “Conviver e interagir com as pessoas com deficiência já é um rico aprendizado que levarão para sua formação humana e profissional. E a experiência de entrega das doações foi outra experiência muito marcante para todos(as), regado de momentos de emoção, reflexões sobre a realidade de escolas públicas, das condições de menores do CIAM e o sentimento de viver a essência do que é ser solidário com os idosos do Lar São Vicente, sem dúvidas serão experiências que implicam num diferencial em seu modo de olhar essas realidades e as pessoas que delas fazem parte”, afirmou.

A estudante Regina Lages falou da emoção de participar desse momento solidário.  “Foi muito gratificante ver o resultado incrível de um trabalho em conjunto. Lindo de ver como pequenas ações representam grandes diferenças na vida de várias pessoas”, comentou.

“Depois de vários desafios enfrentados para a realização do III CPEE, nada foi mais gratificante do que colher os bons frutos que haviam sido plantados vários meses antes. A equipe ficou lisonjeada com as palavras de gratidão, apoio e carinho recebido por cada espaço visitado. Nossa missão é essa: presentear a sociedade com o que temos de melhor”, resumiu a bolsista Mariane Paixão.

O III Congresso Paraense de Educação Especial (CPEE) foi realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) como ação do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de Formação, Políticas e Práticas de Educação Inclusiva e Acessibilidade, sob a coordenação da Professora Doutora Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo e teve como tema: “A transversalidade da Educação Especial da Educação Básica ao Ensino Superior: direitos consentidos aos direitos negados”.

dialogo com a diretora da NEI 1

doacaonaia