Últimos dias para inscrições de bolsista no Pós-Doutorado do PDTSA

• Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 17h42
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 11h25
  • Acessos: 2040

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PDTSA/Unifesspa) encerra na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, as inscrições de seleção de um bolsista de pós-doutoramento no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/ MEC para seus quadros.

As inscrições podem ser realizadas, pessoalmente, das 8h30 às 11h45 e das 14h30 às 17h45, na secretaria do PDTSA, localizada na Cidade Universitária (Unidade III da UNIFESSPA) - Avenida dos Ipês, s/ nº - Cidade Jardim – Marabá – PA, ou pelos Correios, enviando a documentação necessária, até a próxima sexta-feira (27).

O valor da bolsa é de R$ 4.100,00 (Quatro mil e cem reais) pagos diretamente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ao bolsista. A duração da bolsa é de 12 meses, para as modalidades a e b (ambas não permitem vínculo empregatício) podendo nesses casos ser renovada anualmente até o máximo de 60 meses. Para a modalidade c, a duração máxima é de 12 meses, sem possibilidade de renovação. Na modalidade c, o candidato pode ter vínculo empregatício, desde que esteja afastado das atividades e este vínculo não seja com a mesma IES (Instituição de Ensino Superior) de onde provém a bolsa PNPD. O resultado do processo seletivo deverá ser divulgado até o dia 10 de fevereirode 2017, no site do PDTSA (https://pdtsa.unifesspa.edu.br/).

Requisitos

Os candidatos devem possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação (PDTSA). Os candidatos devem desenvolver projeto de pesquisa e plano de trabalho relacionados com as linhas do PDTSA que são: Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia; e Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia.

O plano de trabalho do candidato a bolsista deverá explicitar as contribuições dele para atividades de ensino, pesquisa e extensão; terdisponibilizado currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

São requisitos para seleção: o candidato poderá se inscrever em uma das modalidades citadas, quais sejam A, B ou C. Caso o candidato seja estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a”, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

Os candidatos aprovados na modalidade “c” deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa. Os candidatos aprovados na modalidade “c” não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício. Confira o edital!

Mais informações pelo telefone (94) - 2101-7117.