Unifesspa realiza Jornada de Experimentos de Física

• Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 17h45
  • Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 17h26

DSC 0063

A Faculdade de Física da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FAFIS/Unifesspa) realizou na última sexta-feira, dia 20, a I Jornada de Experimentos de Física, com conhecimentos aprendidos em sala de aula por alunos dos cursos de Física e das Engenharias.
O evento foi realizado no prédio da Física, na Unidade II, em Marabá, pela manhã e a tarde, com a expressiva participação de alunos das redes públicas e privadas de ensino médio; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, em Marabá; da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e da própria Unifesspa.
A professora Maria Liduína das Chagas, uma das organizadoras da jornada, diz que o evento foi idealizado com o objetivo de instigar a curiosidade de alunos de escolas públicas para os experimentos em Física e de promover a interação entre os alunos da Física e dos cursos de Engenharia da Unifesspa.
Segundo Liduína, os experimentos servem para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido em sala de aula em experimentos científicos. “É importante fazer essa conexão entre teoria e prática”.
O professor Felipe Freitas, do Campus Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, em Marabá, estava no evento acompanhando os alunos dos cursos técnicos de Controle Ambiental e de Eletrotécnica. Para ele, os experimentos de baixo custo – simples e criativos – que qualquer pessoa pode aprender e reproduzir servem para demonstrar a importância da Física no cotidiano e nas tecnologias atuais.
Freitas destacou a importância da jornada. “Esse evento serve para motivar alunos a ingressar no curso de Física, seja licenciatura ou bacharelado, visto a carência de profissionais nessa área”.
Para a segunda edição da Jornada de Experimentos de Física já está acordado entre os professores que o evento será realizado em uma escola pública.
A comissão organizadora da jornada era composta dos professores Maria Liduína das Chagas, Glaura Caroena Azevedo de Oliveira, Fernanda Carla Lima Ferreira, Pedro Baptista Fernandes, Jeanderson de Melo Dantas e Edney Ramos Granhen.

Opinião de AlunosDSC 0044

O aluno Adriano Pereira Morais, do 3º período de Licenciatura Plena em Física, apresentou um experimento baseado em eletromagnetismo. Morais demonstrou um “eletroímã”, que foi sua primeira experiência em iniciação científica. “Esse evento é importante por despertar o interesse do aluno na pesquisa. Aqui há a demonstração de vários tipos de experimentos que envolvem pesquisa”, analisou Morais.
A aluna Adriele da Silva Ribeiro, do 6º período de Física, ressalta que a física está no cotidiano das pessoas. “Através dos experimentos os conteúdos das aulas se tornam mais atrativos”, destaca.