Palestra de pesquisador de Química será na sexta-feira

• Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2017, 17h03
  • Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2017, 17h03
  • Acessos: 1947

A palestra "Materiais Híbridos Funcionais: Estrutura, Propriedades e Aplicações" será ministrada pelo professor doutor Fernando José Volpi Eusébio Oliveira, no Mini-Auditório do Instituto de Geociências e Engenharias, no Campus 2, em Marabá, na próxima sexta-feira, dia 27 de janeirode 2017, às 9h.
O pesquisador Fernando José Volpi possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Química Inorgânica pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Ele atua na área de compostos lamelares, como filossilicatos sintéticos do tipo talco, argilominerais e superfícies organofuncionalizadas e híbridos mesoporosos como HMS, MCM-41 e SBA-15. Reações envolvendo o processo Sol-Gel. Síntese Hidrotérmica. Modificação e Caracterização de Biopolímeros - estudos estruturais e aplicações. Sistemas Nanoparticulados. Estudos de sorção de íons metálicos tóxicos e energética da interação destes com as matrizes são realizados por microcalorimetria. Determinação de aspectos termodinâmicos dos sistemas. Desenvolvimento de filmes e membranas híbridas funcionais de polissiloxanos dopados com complexos luminescentes aplicados a sensores dispositivos optoeletrônicos. Utilização de Planejamento fatorial de experimentos para otimização de condições de síntese e aplicação.