Primeiros resultados do Minter/Dinter em Engenharia Elétrica são apresentados em Workshop

• Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2017, 18h03
  • Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2017, 18h35

DSC 0109Os primeiros resultados do programa Minter/Dinter em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram apresentados durante um Workshop realizado nesta quarta-feira (25), no auditório da Unidade II, do Campus de Marabá.  O Programa Interinstitucional Minter/Dinter foi iniciado em 2015, com 19 discentes da Unifesspa e do Instituto Federal do Pará (IFPA), junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição promotora.

O técnico administrativo da Unifesspa, Fábio de Oliveira Torres, defendeu sua dissertação no dia 16 de dezembro de 2016, sendo o primeiro da turma a concluir o Mestrado. Durante a programação do Workshop, ele apresentou aos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e à comunidade acadêmica e científica da Unifesspa, o resultado do seu trabalho, intitulado “Mitigação de interferência em redes de próxima geração utilizando técnicas de clusterização e de inteligência”, orientado pelo professor doutor Diego Lisboa Cardoso.

“Como técnico, me sinto privilegiado por essa abertura e incentivo à qualificação por parte da Reitoria, do PPGE e da chefia imediata. Isso mostra que a nossa universidade está focada na atividade fim, mas também olha para os técnicos, nos oferecendo apoio necessário para o desenvolvimento da pesquisa. Espero que mais servidores tenham a mesma oportunidade”, declarou.

A servidora Maria Eliane Sobrinho apresentou sua pesquisa, que resultou na produção de uma game educativo.  Com a orientação do professor Manoel Ribeiro, a dissertação tem como título “Game Serra Pelada: Jogo educativo voltado para o ensino de Matemática para alunos do Ensino Fundamental”; e o docente Rangel Teixeira apresentou o trabalho “Game Marabá: Um jogo sobre a história da Fundação da Cidade de Marabá-PA e o Ciclo Econômico do Caucho para Auxílio no Ensino de Estudos Amazônicos”, também orientado pelo professor daDSC 0123 Unifesspa Manoel Ribeiro.

O coordenador do PPGE da UFPA, Evaldo Gonçalves Pelaes, e o coordenador do Dinter /Minter na Instituição promotora, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, prestigiaram as apresentações e elogiaram o desempenho dos alunos do Dinter/Minter na Unifesspa. “A nossa obrigação como orientadores e pesquisadores do PPGE é colaborar para que todos concluam, contribuindo na formação dos recursos humanos na Amazônia. Esperamos que todos até o meio do ano tenham concluído o mestrado e os alunos do doutorado sigam firmes na caminhada”, incentivou Pelaes.

O professor João Weyl falou sobre as perspectivas para o Dinter na Unifesspa, que segundo ele, pode ser beneficiado com recursos da Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisas (Fapespa), que anunciou recentemente o apoio de 1 milhão de reais para os INCTs do estado do Pará, incentivando a pesquisa, ciência, tecnologia e a inovação.

“Na Unifesspa observamos o mesmo comprometimento institucional e o desempenho da primeira turma é fundamental para garantir a continuidade do programa”, afirmou Weyl. O professor Renato Francês, um dos responsáveis pela criação do Minter/Dinter da Unifesspa, fez questão de participar do Workshop e contribuiu no debate sobre as pesquisas apresentadas.

O reitor Maurílio Monteiro parabenizou os alunos e fez um resgate histórico do processo de criação do Dinter/Minter na Unifesspa.“O Minter/Dinter é resultado de um grande esforço institucional. Queremos chegar até 60 doutores formados na nossa Instituição nos próximos quatro anos. Pra uma instituição como a nossa, isso é muito importante”, afirmou.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Fernanda Carla Lima Ferreira, enalteceu a contribuição do professor Renato Frances na criação do Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor) e reafirmou o compromisso da Instituição em fortalecer os programas de pós-graduação. “Vamos continuar trabalhando para fortalecer as pesquisas e oferecer todo apoio necessário para garantir a qualificação dos nossos professores e técnicos”, concluiu.

Durante a programação do Workshop aconteceu, ainda, a defesa da dissertação do servidor técnico-administrativo Dhony Lima da Silva, com o trabalho intitulado “Uma metodologia para prover eficiência energética, por meio de análise de demanda, enquadramento tarifário e do consumo de energia elétrica: um estudo de caso nas unidades da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará”. A pesquisa foi orientada pelo professor Carlos Renato Lisboa Frances.