Unifesspa discute parceria para criação de Centro Permanente de Pesquisa Científica no Lago de Tucuruí
O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio Monteiro, se reuniu nesta terça-feira (31) com o prefeito de Itupiranga, José Milesi, o secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Mineração, Elias Cunha e o professor de Geologia da Unifesspa, Leonardo Brasil para discutir o projeto de criação do Centro Permanente de Pesquisa Científica no município de Itupiranga.
O objetivo é firmar uma parceria entre a Unifesspa, a Eletrobrás/Eletronorte e a Prefeitura de Itupiranga, visando o fortalecimento da pesquisa e da educação, com a criação de um centro de pesquisa científica, que possa abrigar um museu, salas de aulas e laboratórios.
Espera-se com esse projeto a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, a contribuição para a formação de recursos humanos e grupos de pesquisas, refletindo em resultados educacionais para o município de Itupiranga e Região.
De acordo com o professor da Unifesspa, Leonardo Brasil, o projeto vai permitir a criação de um núcleo avançado de estudos dos sistemas fluviais, entre outras pesquisas e atividades como exposições, oficinas e cursos. “O objetivo é construir um laboratório dos sistemas fluviais, que permita estudos sobre a dinâmica fluvial do rio Tocantins, acompanhando a sua evolução biológica e a geomorfologia da Região. Com a criação do Centro, poderão ser desenvolvidos diversos projetos e estudos que envolvem as áreas da Biologia, Arqueologia, Geologia, entre outras”, explicou.
O reitor Maurílio Monteiro destacou a importância do projeto para o fortalecimento da educação na Região e para o avanço científico em todo o Estado. “A ideia é desenvolver uma orla, interligando o prédio do Centro de Pesquisa Científica a um píer, com saída para pequenas embarcações, favorecendo a pesquisa, o ensino e estreitando laços entre ciência, tecnologia e sociedade”, comentou.
O prefeito José Miseli afirmou o interesse da Gestão em avançar no projeto e consolidar a parceria. “Temos todo interesse nesse projeto e a Unifesspa é uma parceira importante. Acreditamos nessa iniciativa e vamos dedicar esforços para consolidar esse projeto, que trará benefícios culturais, sociais e ainda favorece o turismo na Região”, avaliou.
O secretário Elias Cunha se comprometeu a avaliar o projeto e a área de um terreno de 5 hectares que deverá ser doado para a implantação do projeto. “Vamos retomar os contatos com a Eletronorte e dedicar nossos esforços para que essa ideia se torne realidade. Essa é uma semente que nós queremos que germine a partir de agora”, afirmou. Também participaram da reunião no gabinete da Reitoria, a vice-reitora da Unifesspa Idelma Santiago e a assessora da Prefeitura de Itupiranga, Márcia Cunha.
Redes Sociais