Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa discute parceria para criação de Centro Permanente de Pesquisa Científica no Lago de Tucuruí

  • Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2017, 16h29
  • Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2017, 17h06
  • Acessos: 2809

reuniaomuseudolagoO reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio Monteiro, se reuniu nesta terça-feira (31) com o prefeito de Itupiranga, José Milesi, o secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Mineração, Elias Cunha e o professor de Geologia da Unifesspa, Leonardo Brasil para discutir o projeto de criação do Centro Permanente de Pesquisa Científica no município de Itupiranga.

O objetivo é firmar uma parceria entre a Unifesspa, a Eletrobrás/Eletronorte e a Prefeitura de Itupiranga, visando o fortalecimento da pesquisa e da educação, com a criação de um centro de pesquisa científica, que possa abrigar um museu, salas de aulas e laboratórios.

Espera-se com esse projeto a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, a contribuição para a formação de recursos humanos e grupos de pesquisas, refletindo em resultados educacionais para o município de Itupiranga e Região.

De acordo com o professor da Unifesspa, Leonardo Brasil, o projeto vai permitir a criação de um núcleo avançado de estudos dos sistemas fluviais, entre outras pesquisas e atividades como exposições, oficinas e cursos. “O objetivo é construir um laboratório dos sistemas fluviais, que permita estudos sobre a dinâmica fluvial do rio Tocantins, acompanhando a sua evolução biológica e a geomorfologia da Região. Com a criação do Centro, poderão ser desenvolvidos diversos projetos e estudos que envolvem as áreas da Biologia, Arqueologia, Geologia, entre outras”, explicou.

O reitor Maurílio Monteiro destacou a importância do projeto para o fortalecimento da educação na Região e para o avanço científico em todo o Estado. “A ideia é desenvolver uma orla, interligando o prédio do Centro de Pesquisa Científica a um píer, com saída para pequenas embarcações, favorecendo a pesquisa, o ensino e estreitando laços entre ciência, tecnologia e sociedade”, comentou. 

O prefeito José Miseli afirmou o interesse da Gestão em avançar no projeto e consolidar a parceria. “Temos todo interesse nesse projeto e a Unifesspa é uma parceira importante. Acreditamos nessa iniciativa e vamos dedicar esforços para consolidar esse projeto, que trará benefícios culturais, sociais e ainda favorece o turismo na Região”, avaliou.

O secretário Elias Cunha se comprometeu a avaliar o projeto e a área de um terreno de 5 hectares que deverá ser doado para a implantação do projeto. “Vamos retomar os contatos com a Eletronorte e dedicar nossos esforços para que essa ideia se torne realidade. Essa é uma semente que nós queremos que germine a partir de agora”, afirmou. Também participaram da reunião no gabinete da Reitoria, a vice-reitora da Unifesspa Idelma Santiago e a assessora da Prefeitura de Itupiranga, Márcia Cunha.

reuniaomuseudolago2

museudolago 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página