Primeira servidora a se aposentar recebe menção de elogio da Unifesspa

• Publicado: Sábado, 04 de Fevereiro de 2017, 12h17
  • Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 10h49

FelicidadeaposentadoriaUma festa surpresa com direito a flores, cartão com mensagem dos colegas de trabalho e portaria de elogio assinada pelo reitor da Unifesspa. Foi assim o último dia de trabalho da servidora Felicidade de Nazaré Silva Fonseca de Sousa, a primeira a se aposentar na Instituição.

O momento foi marcado por recordações dos primeiros anos da Universidade Federal em Marabá, dos desafios no processo de implantação da Unifesspa e pelo reconhecimento da atuação profissional da servidora, que se destacou pela dedicação ao trabalho e alegria contagiante.

“Fui aluna da Unifesspa e me lembro bem da maneira atenciosa e alegre com que ela nos recebia na secretaria acadêmica, sempre com muito zelo pelos estudantes”, relembra Eliene Barros, que hoje também é servidora da Unifesspa e considera Felicidade uma inspiração.

Felicidade Fonseca iniciou sua careira no serviço público no dia 1º de janeiro de 1985, ainda no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA), passando a compor o quadro do extinto Campus Universitário de Marabá em 13 de abril de 1987. A servidora desenvolveu, por longo tempo, a função de secretária administrativa, dando suporte diretamente à Coordenação do Campus Universitário de Marabá, além de ter exercido a função gratificada de Secretária Acadêmica.

“Eu sempre quis trabalhar na Universidade, quando eu ainda era estudante eu já diziaWhatsApp Image 2017 02 02 at 13.39.55 isso. Acho linda a missão e me realizei como servidora pública numa instituição de ensino superior”, comentou Felicidade. Foi no Centro de Registro e Controle Acadêmico que a servidora atuou na maior parte do tempo, setor que ela considera o coração da Universidade. “É um dos setores mais importantes da Instituição. Aqui nós acompanhamos a entrada e a saída dos alunos. São eles a razão de existir da nossa universidade”, afirma com convicção e orgulho do dever cumprido.

O coordenador do CRCA, Marcos Ladeira, último chefe imediato da servidora revelou a influência dela sobre seu desenvolvimento profissional na Unifesspa, destando o lado humano e solidário da colega. “Eu fui bolsista do setor quando ela era a secretária acadêmica, aprendi muito nesse período e foi a Felicidade quem me incentivou a fazer concurso para a Unifesspa. Foram muitos anos de convivência e aprendizado e não consigo imaginar a trajetória do Campus Marabá até a criação da Unifesspa sem a presença marcante dela”, comentou.

Em sua despedida do setor, a servidora recebeu das mãos do reitor Maurílio Monteiro uma menção de elogio em reconhecimento pelas atividades profissionais desempenhadas com eficiência e dedicação no âmbito da Unifesspa. “É com muita honra que a gente concede essa portaria em reconhecimento ao trabalho e dedicação da servidora, ao longo de mais de 30 anos. Estamos deixando público o reconhecimento de toda a Unifesspa por suas atividades profissionais”, declarou o reitor.

A portaria concedendo a aposentadoria voluntária da servidora foi publicada no diário oficial da última quarta-feira, 1º de fevereiro. “A Universidade foi meu universo, minha vida toda foi dedicada aqui. Meu amor pela universidade não acabará nunca, só quando eu morrer porque aí não terá mais jeito”, encerrou Felicidade, com o bom humor característico, arrancando risos dos colegas.

Enquanto Felicidade se despede da vida acadêmica é a vez da filha dela, a estudante Letícia Fonseca de Sousa, aprovada em 1º lugar no Curso de Letras-Inglês, passar a fazer parte da família Unifesspa. É um ciclo que termina e outro que começa, na dinâmica da vida universitária, movida pela esperança e por sonhos de transformação.

colegasfelicidade

portariafelicidade