Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias promove diálogo com alunos da Fecampo

• Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 15h42
  • Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 15h48

IMG 20170203 WA0013No último dia 1º de fevereiro, o Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias(GEIA) da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) realizou o encontro: “Educação do Campo com Diversidade: Diálogos Interculturais”, momento em que os alunos da FECAMPO receberam informações sobre as pesquisas desenvolvidas pelo referido grupo e o quão estão vinculadas às matrizes do curso.

Tratou-se do fortalecimento de diálogos com os estudantes, no sentido de ouvir propostas e fazer o GEIA, via FECAMPO, tornar-se mais presente não apenas durante o "Tempo Universidade", mas principalmente nas especificidades do cotidiano das realidades locais. Na ocasião, o campo pensado como lugar da diversidade e das interações culturais, foi a temática desencadeadora para apresentação de pesquisas.

Os professores Lucivaldo Costa, Tereza Maracaípe, Maria Cristina, Hiran Possas e Jeronimo Silva, além dos bolsistas vinculados aos projetos, realizaram comunicações ancoradas em diálogos interculturais: interações com indígenas, populações de matrizes afro brasileiras, assentamentos, acampamentos e produções artísticas intercambiáveis em perspectivas interdisciplinares.

O evento reafirmou o compromisso do GEIA em construir pesquisas, a partir de processos que tenham como princípio o reconhecimento do direito à diferença e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social sobre alteridades "outras".

IMG 20170203 WA0004

IMG 20170203 WA0009