Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias promove diálogo com alunos da Fecampo
No último dia 1º de fevereiro, o Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias(GEIA) da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) realizou o encontro: “Educação do Campo com Diversidade: Diálogos Interculturais”, momento em que os alunos da FECAMPO receberam informações sobre as pesquisas desenvolvidas pelo referido grupo e o quão estão vinculadas às matrizes do curso.
Tratou-se do fortalecimento de diálogos com os estudantes, no sentido de ouvir propostas e fazer o GEIA, via FECAMPO, tornar-se mais presente não apenas durante o "Tempo Universidade", mas principalmente nas especificidades do cotidiano das realidades locais. Na ocasião, o campo pensado como lugar da diversidade e das interações culturais, foi a temática desencadeadora para apresentação de pesquisas.
Os professores Lucivaldo Costa, Tereza Maracaípe, Maria Cristina, Hiran Possas e Jeronimo Silva, além dos bolsistas vinculados aos projetos, realizaram comunicações ancoradas em diálogos interculturais: interações com indígenas, populações de matrizes afro brasileiras, assentamentos, acampamentos e produções artísticas intercambiáveis em perspectivas interdisciplinares.
O evento reafirmou o compromisso do GEIA em construir pesquisas, a partir de processos que tenham como princípio o reconhecimento do direito à diferença e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social sobre alteridades "outras".
Redes Sociais