Aula inaugural do Cursinho Popular da Unifesspa relembra luta de extrativistas

• Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 12h39
  • Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 15h33

WhatsApp Image 2017 02 04 at 10.13.24

O auditório da Unidade I do Campus de Marabá ficou lotado na manhã do último sábado (4), durante a aula inaugural do Cursinho Popular Emancipa. Os alunos puderam conhecer a dinâmica de funcionamento do cursinho, a estrutura oferecida e parte da equipe envolvida no projeto, entre eles, professores e alunos da Unifesspa.

Na primeira aula, foi distribuído aos participantes o Guia do Aluno 2017, contendo informações sobre a história do Cursinho Popular, os objetivos e princípios, além de orientações para as atividades a serem desempenhadas ao longo do ano.

A coordenação do Emancipa fez um resgate da trajetória de luta do casal de extrativistas que dá nome ao projeto Emancipa, em Marabá, Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo. Os alunos assistiram a dois vídeos que mostram a participação deles na proteção das riquezas da floresta e as circunstâncias e desdobramentos da morte do casal, assassinado em 2011, em uma emboscada, na zona rural da cidade de Nova Ipixuna-PA.

O ponto alto da aula inaugural foi a participação da irmã de Zé Cláudio, Claudelice Santos, que falou para um público emocionado, deixando uma mensagem de força e esperança aos estudantes e a todos que lutam por uma sociedade mais justa e em harmonia com o meio ambiente.

Calouros 2017

O Cursinho já comemora os primeiros resultados do trabalho desenvolvido em 2016. Na primeira chamada do SiSU, foram aprovados 12 alunos em diversos cursos e Instituições. Foram aprovados: Richardson Gabriel da Silva Lourenço- Eng. Civil-Unifesspa, Engenharia Ambiental e Produção-UEPA; Vivian Almeida Araújo - Ciências Sociais-Unifesspa; Mayane Lima Nonato- Ciências Sociais – Unifesspa, Mayana Morais da luz - Pedagogia -Unifesspa, Esther Portela Sandes- Pedagogia-Unifesspa; Thays Sousa - Pegadogia - Unifesspa, Wanderson Barros Serra - Matemática-Unifesspa, Eng. Mecânica-UFPA; Luis Eduardo - Engenharia Florestal- UEPA; Lucas de Sousa Veras – Engenharia da Computação-Unifesspa, Direito-Unitins, Rafaela Almeida - Enfermagem- Unitins; Maria Iza - Enfermagem-Unitins e Herbert Maracaípe Mendes-Filosofia-UFPA.

Sobre o Cursinho

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular composto por cursinhos pré-vestibulares populares em vários estados brasileiros. O objetivo principal do Emancipa é a luta pelo direito à universidade para todos, em especial a estudantes da escola pública. No entanto, o projeto vai além do preparo para o vestibular, pois possibilita a juventude um espaço inovador de debate, criação e recriação do saber acerca do mundo e da vida. Em Marabá, o projeto funciona na Unifesspa, por meio da Pró-reitoria de extensão, oferencedo aulas de todas as disciplinas exigidas pelo ENEM.

Este ano, foram oferecidas 250 vagas, distribuídas em cinco turmas. A novidade é que está sendo ofertada uma turma no turno da noite, de segunda a sexta-feira, com 50 vagas. As outras quatro turmas são na modalidade Final de Semana, com aulas aos sábados e domingos, com 50 alunos cada.

Ascom Unifesspa, com informações do emancipamaraba.blogspot.com.br.