Unifesspa integra comissão da Capes para fortalecer pós-graduação nas universidades da Amazônia Legal
Foi publicada na última quinta-feira (8), no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 25, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que institui uma comissão para propor ações, com base no Plano Nacional de Pós-graduação, que visem a diminuição das assimetrias regionais, fortalecendo a pesquisa, pós-graduação e inovação nas instituições de ensino da Amazônia Legal.
A Unifesspa integra a comissão, sendo representada pelo professor doutor Carlos Renato Lisboa Frances, ex-pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica e ex-reitor pro tempore da Instituição. Também integram a comissão representantes da Capes e das IFES da Região Norte, a reitora da UFT, Isabel Cristina Auler Pereira (Presidente do Fórum IFES Norte); Eliane Superti – UNIFAP; Emmanuel Tourinho - UFPA e Juarez Antonio Simões Quaresma – UEPA.
A criação da comissão é um dos resultados da Carta de Rio Branco, elaborada durante o Fórum de Reitores da Região Norte e apresentada ao MEC com uma série de reivindicações para o ensino superior da região, abordando a consolidação dos programas de pós-graduação como fator de desenvolvimento da região Norte.
Apesar das dificuldades de logística impostas pelas peculiaridades regionais, a matriz orçamentária nacional segue um padrão uniforme para a distribuição dos recursos financeiros, entre todas as IFES do país. O então reitor pro tempore da Unifesspa, Carlos Renato Lisboa Francês, participou das discussões do Fórum, realizado no dia 25 de agosto de 2016, e colaborou decisivamente na proposição e elaboração do documento.
A comissão poderá contar com a colaboração técnica de servidores designados por outras unidades da Capes para subsidiar as diferentes etapas de trabalho e terá um prazo de 180 dias para apresentar o documento final com sugestões de ações concretas.
Redes Sociais