Unifesspa apoia I Encontro de História do Sul e Sudeste do Pará
Será realizado, no período de 6 a 8 de março, o I Encontro de História do Sul e Sudeste do Pará - O lugar dos direitos em uma sociedade globalizada. O Encontro pretende ser um momento de reflexão sobre a Amazônia tendo como enfoque de pesquisa dialogar sobre o ensino, o meio ambiente e os direitos humanos. O evento acontece no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e no Instituto Federal do Pará Campus Industrial (IFPA).
O Encontro é promovido pelos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: História, memória e natureza no Sul e Sudeste do Pará, coordenados pela professora Dra. Anna Carolina de Abreu Coelho e professor Me. Davison Hugo Rocha Alves (IETU/Unifesspa); e o grupo Diversidade e direitos humanos na Educação do campo no Sudeste do Pará: saberes tradicionais, gênero e agroecologia, coordenado pelo professor Me. Raimundo Moreira das Neves Neto (IFPA/CRMB).
“O debate sobre o local e o global entrou na ordem do dia entre os historiadores nesta virada do século XX para o XXI, bem como a construção de uma nova perspectiva de pesquisa sobre a região amazônica. Queremos aprofundar nossas reflexões sobre a historiografia local e ao mesmo tempo entender a partir de outras experiências as ações desenvolvidas pelo homem amazônida no Sul e Sudeste do Pará”, explicou o professor da Unifesspa, Davison Hugo Rocha, um dos organizadores do evento.
O I Encontro de História do Sul e Sudeste do Pará pretende, ainda, ser um canal de diálogo sobre a Amazônia em relação a temas que envolvem as reflexões sobre os dois grupos de pesquisa. O evento acontece no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e no Instituto Federal do Pará Campus Industrial.
Inscrições
De acordo com a organização, não é necessário fazer pré-reserva para participar do evento. As inscrições e o pagamento da taxa, no valor de R$ 10, serão realizados no local do evento durante a abertura, no dia 6 de março, no Incra em Marabá. Haverá emissão de certificado de 40 horas para os ouvintes que obtiverem 70% de participação no Encontro.
Redes Sociais