Fecampo promove reflexões sobre literatura nas diferentes áreas do conhecimento
Com a leitura do poema Concentração de Direitos da camponesa maranhense Diva Lopes foi aberta a programação do Ciclo de Debates: Literaturas, Linguagens e Interfaces: Desafios, possibilidades e perspectivas, promovido pela Faculdade de Educação do Campo da Unifesspa. Mais de 200 pessoas participaram da abertura do evento, entre elas, alunos e professores de diversos cursos da Unifesspa e de outras instituições da Região.
Durante os dois dias de evento, concentrado no auditório da Unidade I do Campus de Marabá, os participantes puderam interagir com pesquisadores da História, Antropologia, Sociologia, Artes, Direito, Educação e Letras, que promoveram uma reflexão sobre a literatura envolvendo as diferentes áreas do conhecimento.
A primeira mesa de diálogo foi composta pelos professores Idelma Santiago com a Palestra “Literatura e Identidade brasileira: imagens de índios e negros” e o prof. Dr. Jerônimo da Silva, com a palestra “Memória e alteridade: considerações sobre o escrever em experiências de terror - Amazônia Oriental”. A mediação foi feita pelo professor Marcos Alexandre da Silva, que colaborou com o debate e conduziu o momento de interação entre os participantes.
A professora Idelma Santiago fez um abordagem sobre a representação literária que reflete a imagem de índios e negros no período da colonização no Brasil. “Fazendo um recorte na história do período colonial até o século XIX, nós observamos que nessa produção de imagens e representações, os corpos é que são marcados. Os textos do Padre Antônio Vieira, por exemplo, constituem uma fonte histórica importante para revelar como índios e negros eram representados naquela época”, explanou.
À tarde, uma mesa de diálogo abordou o tema “Literatura, Educação e Artes”, com a Profª. Pós-Dra. Hildete Pereira dos Anjos, o prof. Me. Gil Vieira Costa, com mediação e colaborações da professora Maria Cristina Macedo. Ao longo da programação, os participantes também tiveram um tempo dedicado à vivência e leitura de poemas.
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