Colóquio na Unifesspa reúne 11 temas sobre cultura e resistência na Região

• Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 09h12
  • Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 09h12

Nos próximos dias 6 e 7 de março acontece na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) o “II Colóquio Dinâmica Cultural na Amazônia: Subordinação e Resistência Cultural”. O evento é realizado pela turma 2016 do Mestrado no Programa Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA). Sob a coordenação do professor Alexandre Santos Filho (Alixa), o colóquio será realizado no auditório da Unidade 1, do Campus de Marabá (Folha 31 - Nova Marabá) e marcará a abertura do 1º semestre da turma 2017 do PDTSA.

O conteúdo do colóquio está repleto de questões intimamente ligadas às dinâmicas sociais e culturais que movimentam o Sul e Sudeste do Pará, sobretudo Marabá. São estudos sobre temas que permeiam o cotidiano local e regional, que serão apresentados pelos mestrandos da Turma 2016 do PDTSA.

O credenciamento para participar do colóquio começa às 8h da segunda-feira (6)e prossegue até às 8h45. Em seguida ocorre a cerimônia de abertura, presidida pelo reitor Maurílio de Abreu Monteiro. Haverá ainda apresentação do hino nacional feita pelos índios Guarani. A partir de então começam as apresentações dos 11 temas que compõem o Colóquio.

Apresentações

O primeiro trabalho apresentado leva o título de “Educação como Instrumento de Controle Social e Resistência”, apresentado pelas mestrandas Ana Léia Bispo de Souza e Renata Rodrigues Miranda, tendo como mediadora a professora Hildete Pereira dos Anjos (Unifesspa/PDTSA).

O segundo tema será apresentado por Andreia Aparecida Silvério dos Santos, tendo como título “Dinâmicas Socioterritoriais: Conceito de Diálogo, Cultural e Intercultural em Coll, uma aplicação ao território de fronteira no sudeste paraense”, que será mediado pela professora Idelma Santiago (Unifesspa/PDTSA).

A colocação seguinte será “A Cultura e os Locais de Consumo: Modelos de Segmentação Social”, cuja apresentação será feita por Antônio Henrique da Mata Correia, devidamente mediada pela professor Edma Moreira (Unifesspa/PDTSA). Com isso, se encerram as apresentações do período da manhã.

À tarde, o primeiro tema será “A Mercantilização da Notícia: Um Projeto de Estetização Cultural”, apresentado pelo mestrando Francisco Chagas Filho, tendo como mediador o professor Alexandre Santos Filho (Unifesspa/PDTSA).

Em seguida, Deise da Silva Lobo e Nilsa Lima Marinho apresentam o tema “Consumo e Sustentabilidade: Estilo de vida e biodiversidade, o que queremos sustentar?” A mediadora será a professora Andrea Hentz (Unifesspa/PDTSA).

A última colocação do primeiro dia fica por conta das mestrandas Flávia Madeira da Silva Raiol e Elizamar Gomes da Silva Púpio, com o tema “Hibridismo Cultura na Fronteira Amazônica: a mixórdia marabaense”, tendo como mediador o professor Cloves Barbosa (UNIFESSPA/ICH).

Finalizando a programação, ocorre o lançamento do livro “Fazendo as Pazes com a Natureza? Estudo sobre a implantação do projeto Município Verde em Paragominas-PA”, de autoria do professor Tiese Teixeira Júnior, egresso do PDTSA, e cujo prefácio é do professor William Santos Assis.

Segundo dia

Na terça-feira (7), as apresentações prosseguem com o mestrando Jean Bezerra da Silva, que vai expor o tema “Cultura de Diversidade: Pensar o sujeito no cotidiano”. A mediadora será a professora Nilsa Ribeiro (Unifesspa/PDTSA).

Em seguida, a mestranda Maira Alvis Brito apresenta o tema “Diversidade Cultural e Intercultural na Era Globalizada: Reflexão e Crítica”. Para este tema, a professora Eliane Machado (Unifesspa/ILLA) será a mediadora.

A colocação seguinte estará a cargo de Marly do Socorro Fonseca Chaves, com o tema “Cultura e Desenvolvimento: Amazônia, história de perdas e danos”. O debate sobre o assunto será mediado pela professora Célia Congílio (Unifesspa/PDTSA).

A penúltima apresentação do colóquio será feita pelos mestrandos Maurício Martins Cabral e Verônica Ferreira Freire, com o título “Comunidade Indígena Parkatêjê e Guarany Mby: Escola para além do processo educativo convencional”, mediada pela professora Áustria Brito (Unifesspa/ILLA).

Finalizando as apresentações do colóquio, a mestranda Raimunda Maria Santos da Silva apresentará o tema “Globalização da Cultura e o Hibridismo: Reflexão sobre o processo migratório no sudeste do Pará”, mediado pelo professor Gilson Penalva (Unifesspa/ILLA).

A programação do colóquio se encerra com o lançamento do livro “O Centro Agroambiental do Tocantins (CAT)”, de autoria de Luciano Leal Almeida, com uma intervenção de Emmanuel Wanberg, uma homenagem a Jean Hébertt, e uma apresentação do grupo Parkatêjê.