Consun discute criação de Núcleo de diversidade na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 19h19
  • Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 19h19

Está sendo analisada pelos membros do Conselho Superior (Consun) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) a proposta de criação do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, o Nuade. O objetivo é criar um espaço institucional para ações de fomento, articulação, acompanhamento e reflexão acerca das políticas afirmativas para a diversidade na Unifesspa, com atuação transversal às pró-reitorias existentes na Universidade.

A proposta de criação do novo núcleo é resultado das demandas apresentadas durante o Seminário de Políticas de Ações Afirmativas e Diversidade da Unifesspa, realizado em setembro de 2016, numa ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). O evento contou com a participação de professores, técnicos e alunos da Unifesspa, bem como de representantes de órgãos externos como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a 4ª Unidade Regional de Educação (4ª URE) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PA).

A criação do Núcleo está justificada no projeto pela necessidade de pensar as questões relativas à diversidade que, historicamente, são impulsionadas pelas lutas de negros, indígenas, quilombolas, LGBTT, pessoas com deficiência, camponeses, dentre outros, e concretizam-se em dispositivos legais que asseguram direitos. A proposta busca, portanto, atender ao anseio da comunidade acadêmica e de grupos de pesquisa e extensão que há muito discutem as temáticas relativas a ações afirmativas.

De acordo com a proposta, o Nuade deverá ser instituído como um órgão suplementar, vinculado à Reitoria, ou seja, uma unidade de natureza técnica, voltada ao desenvolvimento de serviços especiais, neste caso, o tratamento das questões relativas ao atendimento dos sujeitos das políticas de ações afirmativas. Se aprovado pelo Conselho, deverá contar com estrutura administrativa própria e poderá colaborar em programas de pesquisa, de extensão e de qualificação profissional das unidades acadêmicas, assim como desenvolver políticas, estratégias e instrumentos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. Confira o projeto de criação do Nuade e o relatório do Seminário que originou a proposta de criação do Núcleo.

Código de Postura da Unifesspa

Outros temas de grande relevância e impacto na vida acadêmica estão na pauta do Consun e devem ser analisados pelos conselheiros ao longo de 2017, entre eles, o Código de Postura da Unifesspa. A comunidade universitária representada por seus conselheiros deverá discutir e aprovar as regras de convivência no âmbito da Unifesspa, decidindo questões relacionadas a meio ambiente, transporte, serviços, lazer, uso dos espaços físicos e segurança.

Após um amplo debate com a comunidade acadêmica, deverá ser aprovada uma resolução que se constituirá no instrumento regulamentador das relações de convivência social entre os membros da comunidade universitária.