Com prédio quase pronto, cursos em Xinguara aguardam liberação de vagas para professores

• Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 11h39
  • Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 11h35

Na última quinta-feira (9), os professores da Unifesspa Eduardo de Melo Salgueiro e Lucas Jacomini Abud reuniram-se com o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção e o vereador Leandro Gomes. Os docentes solicitaram especial atenção e apoio por parte da Prefeitura Municipal e da Câmara dos Vereadores em favor da liberação de códigos de vagas pelo Ministério da Educação (MEC), para garantir a consolidação dos cursos em implementação.

No Campus de Xinguara, estão sendo implementados os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. O prédio que receberá os novos cursos está em fase final de construção e oferecerá ampla estrutura para os novos alunos e servidores. Para a implantação do curso de Medicina Veterinária é necessária a contratação de pelo menos 15 novos professores e 10 técnicos administrativos. Para o curso de Zootecnia, são necessários mais 15 professores e sete técnicos para compor o quadro de servidores.

“Estamos avançando na estrutura física, em breve teremos um prédio inaugurado, mas precisamos, necessariamente, ampliar o número de professores e técnicos. Por isso, é primordial o apoio das lideranças políticas do sul e sudeste do Pará, para intermediar agendamento de audiência com o Ministro de Estado da Educação, em favor de nosso pleito, bem como o apoio de toda a sociedade”, detalhou o professor Eduardo Salgueiro, diretor do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), Campus de Xinguara.

Também dependem da contratação de novos professores e técnicos, a consolidação dos cursos de Engenharia Civil, em Santana do Araguaia, Jornalismo, em Rondon do Pará e Letras-Espanhol, em São Félix do Xingu. “São cursos importantes para essas regiões e que dependem da liberação de códigos de vagas para docentes e técnicos administrativos, pois do contrário, há preocupação no que tange à paralisação dos cursos citados, os quais – à exceção do último deles – já estão credenciados junto ao MEC”, destacou o professor.

Para atender aos campi fora de sede, precisam ser liberados pelo MEC, 104 códigos de vaga de servidores, sendo 66 para professores e 38 para técnicos administrativos, os quais estão previstos na Lei n.º 12.824/2013, que criou a Unifesspa.

Audiência Pública

No próximo dia 25 de março será realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de Xinguara, para discutir o fortalecimento do ensino público superior na Região. Autoridades políticas, representantes da sociedade civil e comunidade em geral estão convidados a participar do debate, em favor da consolidação e ampliação do campus da Unifesspa no município. O principal tema em debate na audiência, promovida pelo Comitê Pró-Unifesspa de Xinguara, é o processo de implantação dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia no Campus de Xinguara, bem como a discussão sobre a consolidação e ampliação dos demais campi fora de sede, em São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Santana do Araguaia.

A Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores manifestaram comprometimento para trabalharem coletivamente conclamando a comunidade regional a participar da audiência pública e atuar em prol do avanço da Unifesspa, garantindo a ampliação de cursos na Região. A audiência que discutirá a continuidade dos investimentos do Governo Federal para a expansão da Unifesspa acontece às 14h, na Câmara Municipal de Xinguara.