Conferência de professor da UnB abre Mestrado em Letras da Unifesspa

• Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 16h49
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 11h10

Aula Letras 01Uma conferência sobre “Gilberto Freyre e a cultura brasileira no século XXI: revisitando as conferências Patten”, ministrada pelo professor doutor Rogério da Silva Lima, chefe do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB) e ex-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística marcou a abertura do ano letivo do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (POSLET/Unifesspa), na noite da última sexta-feira, dia 10, no Auditório Geral do Campus 2, em Marabá.

Rogério Lima falou sobre o tema durante uma hora e vinte minutos para uma plateia composta de estudantes e professores do mestrado, ligados ao Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), técnicos administrativos e convidados no encerramento do II Encontro de Pós-Graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, ocorrido nos dias 9 e 10. Entre as autoridades acadêmicas presentes, a pró-reitora Fernanda Carla Lima Ferreira (Propit), no exercício da Reitoria; a diretora de Pós-Graduação da Propit, professora Maria Liduína das Chagas e o coordenador do Mestrado em Letras, Luis Antônio Contatori Romano.

Livros de Professores do PosLet

PROPIT 0023

Os professores doutores Simone Cristina Mendonça e Fabio Mario da Silva lançaram seus respectivos livros. Mendonça lançou “Letras e Livros em Belém (1822-1850)” que retrata o início da atividade tipográfica em Belém e, por consequência, dos jornais impressos belenenses com a publicação de contos seriados, romances e demais textos literários.A pesquisa de Mendonça foi desenvolvida em fontes primárias localizadas na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro; e na Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português e na Sala de Microfilmagem da Biblioteca Arthur Vianna e da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, em Belém.Silva é professor de Literatura e diretor-adjunto do Instituto de Estudos do Xingu, além de professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET). Silva reeditou a primeira edição da trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel - primeira epopeia escrita por uma mulher em língua portuguesa- com a denominação de “Memorial da infância de Christo e Triumpho do divino amor (1639)”. Silva fez os estudos introdutórios e estebelecimento crítico de texto da obra publicada em 1639 e, até então nunca reeditada, assoma-se como uma obra chave para o entendimento dos estudos da epopeia e de gênero na literatura portuguesa.
Soror Maria de Mesquita Pimentel viveu entre 1581-1661.
Silva prepara a segundaparte da trilogia, denominada “Vida e milagres de Christo”, estruturada ao longo de 13 Cantos. Silva fez uma pesquisa nos manuscritos da “Coleção de Pergaminhos” da Biblioteca Pública de Évora, que continham documentos referentes ao mosteiro onde viveu a escritora, bem como fez pesquisas nos acervos da Torre do Tombo e Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, que possibilitaram esclarecer pontos ainda obscuros tanto sobre a produção da obra quanto sobre a vida da autora. A terceira parte, “Memorial da Paixão de Christo e Triumpho do divino Amor”, estará dividida em 11 Cantos, a ser reeditado por Silva.