Unifessa mais acessível: Campanha estimula o respeito aos direitos do cidadão com deficiência

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 09h56
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2017, 14h42

WhatsApp Image 2017 03 13 at 17.52.21O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa (Naia) inicia nesta quarta-feira (15), mais uma campanha para fortalecer a inclusão e acessibilidade na Instituição. Durante três dias, serão realizadas ações de conscientização nas salas de aula e demais ambientes coletivos do Campus de Marabá, com diálogo, esclarecimento e orientações sobre atitudes inclusivas.

O objetivo é sensibilizar a comunidade universitária para o respeito aos direitos da pessoa com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação, assim como de pessoas com mobilidade reduzida que fazem parte da universidade ou passem por ela.

A expectativa do Naia/Unifesspa é reforçar no âmbito da comunidade acadêmica, atitudes e ações em prol de um ambiente social, pedagógico, arquitetônico, físico, comunicacional e especialmente atitudinal acessível, compreendido como um direito humano do cidadão com deficiência.

A primeira etapa da campanha ocorreu no mês de agosto de 2016, quando bolsistas do NAIA, estiveram sensibilizando a comunidade universitária, usuária dos ônibus da Unifesspa que se deslocam entre as unidades, sobre as vagas preferenciais, as atitudes inclusivas e acessíveis, que suprimem barreiras que impedem os direitos específicos do público com deficiência na Universidade.

Mesmo antes da política de cotas com reservas de vagas instituir-se na Unifesspa, já havia ingressos de discentes com deficiência, porém em uma quantidade diminuta. Conforme dados coletados pelo NAIA, em 2014, havia 12 discentes; em 2015, um total de 16 discentes; em 2016 houve um salto para 38 alunos com deficiência e em 2017, desses 38 discentes, possivelmente se somarão mais 16 candidatos que aguardam a perícia médica e mais 25 em processo de habilitação para confirmarem seu ingresso como calouros Unifesspa. Havendo, ainda, a possibilidade de chegarmos a um total de 79 discentes considerados público-alvo da Educação Especial e que, portanto, têm o direito a condições acessíveis e implementação de práticas inclusivas na Educação Superior.

“A responsabilidade por uma Unifesspa Acessível e includente é de todos e todas – servidores docentes e técnicos, funcionários terceirizados e discentes de todos os cursos – e como ainda temos muitos desafios a superar, realizaremos uma Campanha Educativa por uma Unifesspa mais Acessível, com vistas a contribuir com a supressão de situações de exclusão, através da falta de acessibilidade, principalmente, atitudinal no contexto do espaço universitário”, destacou a coordenadora do Naia, Lucélia Cavalcanti.

O que? Campanha Educativa: Unifesspa Mais Acessível!
Quando? Dias 15, 16 e 17/03/2017 – turnos; matutino, vespertino e noturno.
Onde? Em todas as salas de aulas das três unidades da Unifesspa – durante os três turnos
Como? Esclarecendo, Orientando e dialogando com a comunidade universitária a respeito de atitudes inclusivas.
Por quem? Equipe do NAIA e discentes com deficiência.