Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa solicita liberação de códigos de vagas para garantir novos cursos na Região

  • Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 14h14
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 19h07
  • Acessos: 7710

O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro, tem uma audiência agendada para esta quarta-feira (15), em Brasília, com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A pauta da reunião é o reforço no pedido de liberação de códigos de vagas pelo MEC para contratação de novos professores e técnicos.

A criação de novos cursos nas cidades de Rondon do Pará, Xinguara, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu, onde a Unifesspa possui campus instalado, depende da liberação dessas novas vagas para servidores. Em Xinguara, um prédio de quatro pavimentos com ampla estrutura está em fase final de construção. Em Rondon do Pará, um prédio com a mesma capacidade foi inaugurado em fevereiro deste ano, pronto para receber novos cursos.

Na reunião, o reitor solicitará atenção especial do MEC para que sejam liberadas as vagas necessárias para dar continuidade ao processo de consolidação e expansão da Unifesspa, com a criação de pelo menos cinco novos cursos nos campi fora da sede, a maioria já credenciados junto ao MEC.

De acordo com a Reitoria, para atender aos campi precisam ser liberados, pelo Governo Federal, um total de 104 códigos de vaga de servidores, sendo 66 para professores e 38 para técnicos administrativos, os quais já estão previstos na Lei n.º 12.824/2013, que criou a Unifesspa.

Dependem da contratação de novos professores e técnicos, a implantação dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, em Xinguara, Engenharia Civil, em Santana do Araguaia, Jornalismo, em Rondon do Pará e Letras-Espanhol, em São Félix do Xingu. A audiência ocorrerá às 12h10, no gabinete do ministro, em Brasília, e contará com a presença do senador Flexa Ribeiro, autoridade política que intermediou o agendamento da reunião.

O quadro, a seguir, demonstra o quantitativo mínimo de vagas solicitado ao MEC, para garantir a ampliação de cursos na Instituição:

Sem ttulo

Audiência Pública

No próximo dia 25 de março, às 14h, será realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de Xinguara, para discutir o fortalecimento do ensino público superior na Região. Autoridades políticas, representantes da sociedade civil e comunidade em geral estão convidados a participar do debate, em favor da consolidação e ampliação do campus da Unifesspa no município. 

O principal tema em debate na audiência, promovida pelo Comitê Pró-Unifesspa de Xinguara, é o processo de implantação dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia no Campus de Xinguara, bem como a discussão sobre a consolidação e ampliação dos demais campi fora de sede, em São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Santana do Araguaia. 

Fim do conteúdo da página