Reitor da UFRJ é palestrante da 5ª Conferência Livre da Estatuinte
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor doutor Roberto Leher confirmou presença na 5ª Conferência Livre da Estatuinte da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no próximo dia 30, quinta-feira, pela manhã, no auditório da Unidade I do Campus de marabá. Leher vai palestrar sobre o “Projeto de universidade e valorização do trabalho: desafios e possibilidades”.
Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiroe autor do livro “Por una reforma radical de las universidades latino-americanas” (Rosário: Homo Sapiens Ediciones, 2010) e coautor dos livros “Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil” (Rotterdam/ Boston/Tapei: Sense Publishers, 2016); “Políticas de privatización, espacio público y educación en América Latina” (Rosario: Homo Sapiens/CLACSO, 2009); “Pensamento Crítico e Movimentos Sociais: diálogos para uma nova práxis” (São Paulo: Cortez Editora, 2005) e “O bloco único” (Rio de Janeiro: Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, 1992).
O professor Leher coordena, desde 2012, um projeto de pesquisa com seis pesquisadores – dois graduandos, dois mestrandos e dois doutorandos - que investiga “O controle da educação superior privada pelos fundos de investimentos”. Este projeto investiga o processo de financeirização da educação superior no Brasil por meio de aquisições e fusões efetivadas pelos fundos de investimento, processo que envolve monopolização e internacionalização da educação superior privada. De 2000 a 2002, Leher foi presidente do Andes-SN, sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior do País. Em 2014, recebeu a medalha Pedro Ernesto, maior comenda da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, como homenagem ao seu trabalho como educador. Os Grupos de Trabalho funcionarão à tarde, a partir das 14 horas de quinta-feira.
Observatório da Educação
Na sexta-feira, 31 de março, pela manhã, a professora doutora Deise Mancebo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ) fará a palestra “Qualidade acadêmica, trabalho e produtividade na universidade pública em tempos de internacionalização. Mancebo é coordenadora do Observatório da Educação (CAPES) sobre a Expansão da educação superior no Brasil. Coordena 123 pesquisadores – graduandos, mestrandos e doutorando – que no Observatório da Educação investigam as Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil, considerando as mudanças ocorridas a partir das quatro últimas décadas e entende que elas exigiram reformas também no Brasil.
O Observatório da Educação localiza a matriz teórica e política deste movimento, na reforma do aparelho do Estado brasileiro (1995), que sugeria um ambiente institucional com controle dos gastos do Estado, fim da regulação estatal e liberdade máxima para o capital. Na educação superior, o vazio deixado pelo Estado foi ocupado pelo mercado, configurando o que vem sendo definido como mercantilização da educação superior.
A pesquisa apresenta por justificativa dois princípios: a indiscutível necessidade de ampliação do acesso à educação superior, mas com qualidade. Argumenta, no entanto, que a expansão em curso requer forte reflexão, pois tem sido marcada pela edição de medidas baseadas num imediatismo pragmático, o que resulta em impactos sobre a sua qualidade.
Programação prevista
30 de março de 2017
8h –Credenciamento (Unidade I)
9h – Solenidade de abertura: Prof. Dr Maurílio de Abreu Monteiro (reitor), Profa. Dra. Idelma Santiago (vice-reitora) e representação da Comissão Estatuinte.
9h30min – Palestra “Projeto de universidade e valorização do trabalho: desafios e possibilidades” com o professor doutor Roberto Leher (Doutor em Educação pela USP e atual reitor da UFRJ)
11h – Debate
14h – Grupos de Trabalho Eixo 5: Gestão de Pessoal e Valorização Profissional:
a) Qualificação de pessoal
b) Valorização de servidores
31 de março de 2017
8h Palestra “Qualidade acadêmica, trabalho e produtividade na universidade pública em tempos de internacionalização com a professora doutora em Educação (História e Filosofia da Educação) Deise Mancebo, coordenadora da Rede Universitas/BR e do Observatório da Educação sobre a Expansão Superior no Brasil (CAPES)
10h – Debate
14h – Apresentação da relatoria do Eixo 5 e Debate.
Redes Sociais