Reitor da UFRJ é palestrante da 5ª Conferência Livre da Estatuinte

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 12h09
  • Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 13h59

Arte para materialO reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor doutor Roberto Leher confirmou presença na 5ª Conferência Livre da Estatuinte da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no próximo dia 30, quinta-feira, pela manhã, no auditório da Unidade I do Campus de marabá. Leher vai palestrar sobre o “Projeto de universidade e valorização do trabalho: desafios e possibilidades”.

Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiroe autor do livro “Por una reforma radical de las universidades latino-americanas” (Rosário: Homo Sapiens Ediciones, 2010) e coautor dos livros “Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil” (Rotterdam/ Boston/Tapei: Sense Publishers, 2016); “Políticas de privatización, espacio público y educación en América Latina” (Rosario: Homo Sapiens/CLACSO, 2009); “Pensamento Crítico e Movimentos Sociais: diálogos para uma nova práxis” (São Paulo: Cortez Editora, 2005) e “O bloco único” (Rio de Janeiro: Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, 1992).

O professor Leher coordena, desde 2012, um projeto de pesquisa com seis pesquisadores – dois graduandos, dois mestrandos e dois doutorandos - que investiga “O controle da educação superior privada pelos fundos de investimentos”. Este projeto investiga o processo de financeirização da educação superior no Brasil por meio de aquisições e fusões efetivadas pelos fundos de investimento, processo que envolve monopolização e internacionalização da educação superior privada. De 2000 a 2002, Leher foi presidente do Andes-SN, sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior do País. Em 2014, recebeu a medalha Pedro Ernesto, maior comenda da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, como homenagem ao seu trabalho como educador.  Os Grupos de Trabalho funcionarão à tarde, a partir das 14 horas de quinta-feira.

Observatório da Educação

Na sexta-feira, 31 de março, pela manhã, a professora doutora Deise Mancebo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ) fará a palestra “Qualidade acadêmica, trabalho e produtividade na universidade pública em tempos de internacionalização. Mancebo é coordenadora do Observatório da Educação (CAPES) sobre a Expansão da educação superior no Brasil. Coordena 123 pesquisadores – graduandos, mestrandos e doutorando – que no Observatório da Educação investigam as Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil, considerando as mudanças ocorridas a partir das quatro últimas décadas e entende que elas exigiram reformas também no Brasil.

O Observatório da Educação localiza a matriz teórica e política deste movimento, na reforma do aparelho do Estado brasileiro (1995), que sugeria um ambiente institucional com controle dos gastos do Estado, fim da regulação estatal e liberdade máxima para o capital. Na educação superior, o vazio deixado pelo Estado foi ocupado pelo mercado, configurando o que vem sendo definido como mercantilização da educação superior.
A pesquisa apresenta por justificativa dois princípios: a indiscutível necessidade de ampliação do acesso à educação superior, mas com qualidade. Argumenta, no entanto, que a expansão em curso requer forte reflexão, pois tem sido marcada pela edição de medidas baseadas num imediatismo pragmático, o que resulta em impactos sobre a sua qualidade.

Programação prevista

30 de março de 2017

8h –Credenciamento (Unidade I)
9h – Solenidade de abertura: Prof. Dr Maurílio de Abreu Monteiro (reitor), Profa. Dra. Idelma Santiago (vice-reitora) e representação da Comissão Estatuinte.
9h30min – Palestra “Projeto de universidade e valorização do trabalho: desafios e possibilidades” com o professor doutor Roberto Leher (Doutor em Educação pela USP e atual reitor da UFRJ)
11h – Debate
14h – Grupos de Trabalho Eixo 5: Gestão de Pessoal e Valorização Profissional:
a)        Qualificação de pessoal
b)        Valorização de servidores

31 de março de 2017

8h Palestra “Qualidade acadêmica, trabalho e produtividade na universidade pública em tempos de internacionalização com a professora doutora em Educação (História e Filosofia da Educação) Deise Mancebo, coordenadora da Rede Universitas/BR e do Observatório da Educação sobre a Expansão Superior no Brasil (CAPES)
10h – Debate
14h – Apresentação da relatoria do Eixo 5 e Debate.