Unifesspa solicita liberação de códigos de vagas para viabilizar cursos em implementação

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 12h49
  • Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2017, 16h13

Destaque reitor audiencia

O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro, se reuniu ontem (15), em Brasília, com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A pauta da audiência era a liberação de códigos de vagas pelo MEC para contratação de novos professores e técnicos.

Durante a reunião, o reitor cobrou do ministro a liberação das vagas que já haviam sido pactuadas com a criação da Unifesspa, pela Lei n.º 12.824/2013, necessárias para garantir a consolidação dos campi fora de sede e, assim, viabilizar os cursos em processo de implementação.

De acordo com a Reitoria, a consolidação dos campi da Unifesspa em Rondon do Pará, Xinguara, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu depende da liberação dessas novas vagas para servidores. Em Xinguara, um prédio de quatro pavimentos com ampla estrutura está em fase final de construção. Em Rondon do Pará, um prédio com a mesma capacidade foi inaugurado em fevereiro deste ano, pronto para a oferta dos cursos. Em Santana do Araguaia, há uma negociação avançada para compartilhamento da estrutura da Escola Tecnológica, em fase de construção.

“Estamos convictos da importância da Unifesspa, da dívida social que a nação tem com a região e esta tarefa de reinvindicação não é apenas da Universidade, mas de toda a sociedade. Esse apoio é fundamental para que não tenhamos interrupção desse importante processo de oferta de cursos superiores numa região que tem grandes necessidades de formação profissional”, destacou o reitor.

De acordo com a demanda apresentada ao MEC, para atender aos cinco campi da Unifesspa, precisam ser liberados, em caráter emergencial, 156 códigos de vaga de servidores, sendo 66 para docentes e 90 para técnicos administrativos no quadro permanente.

A Unifesspa aguarda o avanço das negociações do MEC com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no sentido de obter, com a maior brevidade possível, as novas autorizações. Também participaram da audiência com o ministro, o senador Flexa Ribeiro, autoridade política que intermediou o agendamento da reunião, a deputada federal Júlia Marinho, o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção e Weber Gomes de Souza, da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

As autoridades políticas presentes na reunião se comprometeram a formalizar um pedido ao MPOG, assinado pela bancada federal paraense, para agilizar o atendimento da demanda da sociedade paraense.

Foto:  Assessoria de Comunicação MEC