RUF vem à Unifesspa apresentar metodologia de pesquisa sobre universidades brasileiras

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 16h11
  • Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 16h28

DestaqueDataFolhaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), a jornalista Sabine Righetti, uma das organizadoras do RUF (Ranking Universitário Folha). Trata-se de uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha, desde 2012. No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Durante a reunião, com a presença de pró-reitores da Unifesspa, da Unifap e Ufopa, a jornalista apresentou um cenário dos rankings de universidades nacionais e internacionais e destacou os principais aspectos metodológicos aplicados pelo RUF para avaliar as universidades brasileiras.

O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, participou da reunião e colaborou com sugestões e apontamentos sobre a metodologia atualmente aplicada pelo RUF, ressaltando a importância de avaliar as métricas da pesquisa, levando em consideração as especificidades da região amazônica. “Sabemos que o sucesso exige métrica, mas é preciso considerar as realidades distintas. Cada vez que a gente tentar nos medir pela mesma métrica, a gente comete um erro científico, porque o entorno conta”, avaliou, enfatizando que é necessário avaliar fatores específicos, o que chamou de “institucionalidade” das universidade da região.

Desafios do ranking

Como avaliar universidades com perfis diferentes? Segundo a jornalista, este é o desafio do RUF, que vem se dedicando ao estudo de métricas e indicadores que possam criar mecanismos mais justos de comparação. “O Brasil é o país com mais diversidade no ensino superior e o nosso desafio, a cada edição, é delimitar indicadores que traduzam o ranking da maneira mais próxima da realidade”, afirmou.DataFolha Corpo Materia

Participaram da reunião, os pró-reitores da Unifesspa, Fernanda Carla Lima Ferreira, Elias Fagury; o secretário de Planejamento, Elisandro de Andrade, a presidente da Comissão Permanente de Pessoal, Renata Fagury, o chefe de Divisão de Inovação Tecnológica, Franco Jefferds e chefe da Divisão de Pesquisa, Jordânio Silva; além do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Ufopa, Prof. Dr. Sérgio de Melo e do diretor do Departamento de Pós-Graduação da UNIFAP, Emerson Augusto Castilho. As duas universidades integram, juntamente com a Unifesspa, a Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (Rapi).

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.