Símbolo de resistência: Unifesspa ganha obra da artista plástica Vitória Barros
A inauguração de uma obra de arte da artista plástica Vitória Barros marcou a programação do Ato Mulher, realizado na manhã desta sexta-feira (17), na Unifesspa. Símbolo de resistência, da força feminina e da consciência humana sobre a natureza, a obra resumiu o contexto de reflexão proposto pelo evento, dedicado às mulheres.
Intitulada “Árvore Vermelha”, a obra doada pela artista foi instalada na frente do prédio do Instituto de Linguística, Letras e Artes, localizado na Unidade III do Campus de Marabá (Cidade Jardim). “A árvore tem um peso grande na floresta, ela ampara, produz, gera vida e tem a beleza das flores, dos frutos. Assim também é mulher da Amazônia. A obra traz, ainda, a reflexão sobre as questões ambientais, em especial a consciência sobre o consumo da água”, explicou a artista que foi homenageada no evento.
Vitória Barros aproveitou para reafirmar a parceria com a Unifesspa e destacar o orgulho de poder levar sua arte para a Instituição. “Me sinto orgulhosa de ser parceira de uma instituição tão importante como essa para a sociedade. Muito bom estar aqui neste espaço de saber, contribuindo com essas reflexões”, completou.
Além da inauguração da obra, o público prestigiou uma exposição de fotos do grupo de teatro As Madalenas, uma mini palestra da professora Eliane Pereira Machado Soares, com o tema “A situação social da mulher brasileira da Colônia aos tempos atuais” e participou de um café da manhã.
A programação do Ato Mulher prevê, ao longo do dia, apresentações de mulheres artistas da região, entre elas, Nilva Burjak e Jane Martins; Sarau com poetisas de Marabá; Exposição de Artes Visuais: “Universo Feminino”; Dança Afro – Rios de Encontro; Mulheres Empreendedoras; As Margaridas; As Madalenas e sessões de Cinema.
Haverá, ainda, ato poético com entrega de poesias e as discussões sobre a realidade da mulher no Sul e Sudeste do Pará. Uma Roda de Conversa “A Poesia como Campo de Luta e Resistência nos Movimentos Feministas” e outra sobre “Étnico-Racial e sexualidade feminina”.
Entre as manifestações estão “A Construção do Painel “Vida Mulher”, Ação Contra a Violência Feminina” e a divulgação de um manifesto em defesa dos direitos das mulheres. O evento faz parte do projeto Arte pra Todos do ILLA-Unifesspa, coordenado pelos professores Alexandre Silva, o Alixa, e Eliane Machado.
Leia o manifesto divulgado pela organização do Ato Mulher- consciência, sensibilização e arte.
Redes Sociais