Semana Acadêmica do ICSA debate gestão e inovação nas micro e pequenas empresas

• Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 16h33
  • Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 09h54

semanaacademicaCom o tema "Gestão e Inovação nas Micro e Pequenas empresas", acontece no período de 21 a 23 de março de 2017, a I Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA da Unifesspa. O evento pretende discutir o papel estratégico das Micro e Pequenas Empresas na economia brasileira, bem como os desafios e perspectivas desse segmento no estado do Pará.

Para Luis Barreto, diretor nacional do Sebrae, o empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de empresas, mas sua participação na economia. Atualmente, são cerca de 9 milhões de Micro e Pequenas Empresas - MPE no País, o que representa mais da metade dos empregos formais. Barreto acrescenta que em 2011 as MPE geraram 27,0% do valor adicionado do conjunto de atividades pesquisadas (PIB).

O evento pretende integrar universidade e comunidade local, no esforço de dialogar sobre o papel das Micro e Pequenas Empresas, destacando a importância desse segmento no desenvolvimento regional. A programação consta de palestras e roda de conversas que debatem processos de gestão, inovação, cooperação, comunicação e desenvolvimento econômico. A palestra de abertura será proferida no dia 21 de março, às 19h, pelo reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, que abordará o tema: Desenvolvimento regional, ciência e tecnologia na Amazônia.

A primeira semana acadêmica é uma promoção do ICSA de Rondon do Pará, sob a coordenação dos professores Thiago Barcelos e Érika Júcio, diretora do instituto.

Confira a programação:

21 de março

9h às 12h e 14h às 17h.

Palestras e mini-cursos proferidos por docentes e discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e debates sobre análise sócio-econômica das micro e pequenas empresas de Rondon do Pará; tecnologia da informação e sua influencia na gestão das micro e pequenas empresas; administração tributária e contabilidade gerencial; gestão da comunicação organizacional; técnicas de oratória; otimização pelo Solver.

19h - Conferência de abertura - Prof. Dr. Maurílio Monteiro, reitor da Unifesspa

Tema: Desenvolvimento regional, ciência e tecnologia na Amazônia

22 de março

9h às 12h e de 14h as 17h

Palestras e mini-cursos proferidos por docentes e discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. As reflexões serão em torno dos seguintes temas: rocesso de sucessão e profissionalização na empresa familiar: Uma análise em MPE’s no município de Rondon do Pará; direitos humanos: entre o universalismo e o relativismo cultural; a qualidade de vida na construção civil; a mulher no século XXI; imposto de renda para pessoa física; processo de desenvolvimento profissional contínuo; plano de negócios; MS Project.

19h - Palestra SEBRAE

Tema: empreendedorismo e análise sócio-econômica das micro e pequenas empresas na região do sudeste paraense

23 de março

9h às 12h e 14h às 17h

Palestras e mini-cursos proferidos por docentes e discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Os apontamentos serão sobre os seguintes temas: agronegócio do leite; responsabilidade social e sua influencia na imagem da empresa; profissão contábil: expectativas e desafios; administração do tempo; análise do processo de adaptação de micro e pequenas empresas de Rondon do Pará; ferramentas de planejamento estratégico; técnicas de recrutamento e seleção; formação de preço e de vendas; gestão, cooperação e comunicação.