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Aprovados Projetos Pedagógicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Saúde Coletiva

  • Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 16h44
  • Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2017, 16h56
  • Acessos: 2010

Reuniao Consepe Mar 01O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (CONSEPE/Unifesspa) aprovou, por unanimidade, em reunião colegiada realizada no último dia 29 de março, os projetos pedagógicos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, ministrados no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) de Rondon do Pará; e de Saúde Coletiva, ministrado no Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), sediado na Unidade III do Campus de Marabá.

O curso de Administração é ofertado na modalidade presencial no Campus de Rondon do Pará. O projeto pedagógico do curso prevê que as atividades aconteçam na forma paralela, excepcionalmente, modular. O Processo Seletivo ocorre conforme aprovação do CONSEPE. O turno de funcionamento é integral, em período letivo extensivo. O objetivo do curso é a “formação de bacharéis em Administração, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, gestores de organizações que atuam no mercado de micro, pequena e médias empresas em diversos setores da economia local e regional, com elevado senso ético, comprometido com a ciência da administração, zeloso de suas responsabilidades sociais e ambientais, preservando a formação humanista”.  

O perfil do egresso do curso encontra-se adequado aos objetivos e prevê um profissional com “sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania”.

O CONSEPE aprovou o curso de Administração por estar de acordo com a Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julhode 2005, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração e as diversas orientações legais que regem os cursos de graduação (bacharelado). O curso de Ciências Contábeis é ofertado na modalidade presencial, cuja às atividades acontecem na forma paralela, excepcionalmente, modular. O ingresso ocorre por meio de processo seletivo, conforme aprovação do CONSEPE.

O turno de funcionamento é integral, período letivo extensivo, com oferta de 40 vagas anuais e regime acadêmico seriado. Apresenta carga horária total de 3.200 horas, com duração mínima de 8 semestres (4 anos) e máxima de 12 semestres (6 anos). Em conformidade com a Resolução Nº 2, de 18 de junhode 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

O objetivo do curso é a “formação de bacharéis em Ciências Contábeis, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, com elevado senso ético, comprometido com a ciência da contabilidade, zeloso de suas responsabilidades sociais e ambientais, preservando a formação humanista”. O perfil do egresso do curso encontra-se adequado aos objetivos e prevê a formação de um profissional capacitado, “assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noção atuarial e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação”.

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis está de acordo com a Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembrode 2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Contábeis, e as diversas orientações legais que regem os cursos de graduação (bacharelado).

O curso de Saúde Coletiva é ofertado na modalidade presencial, as atividades acontecem na forma paralela e, excepcionalmente, modular. O turno de funcionamento será matutino, período letivo extensivo, com oferta de 30 vagas anuais e regime acadêmico seriado. Apresenta carga horária total de 3.214 horas, com duração mínima de 8 semestres (4 anos) e máxima de 12 semestres (6 anos).

O curso tem por objetivo a formação do “Bacharel em Saúde Coletiva com excelência e com sólido conhecimento técnico-científico capazes de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde-doença que ocorrem nos sistemas de saúde vigentes no país, mais prevalentes do perfil epidemiológico nacional, considerando-se as particularidades da região de atuação, especialmente no contexto amazônico” (PPC Saúde Coletiva, 2016).

O perfil do egresso é o do profissional “com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício de atividades do campo de atuação da Saúde Coletiva com capacidade para analisar e atuar em políticas e sistemas de saúde, em avaliação e monitoramento da situação de saúde, em vigilância da saúde, no controle de danos e riscos à saúde das populações, na planificação e gestão de sistemas e serviços de saúde, na educação e promoção da saúde e no desenvolvimento científico e tecnológico em saúde”.

O Curso de Saúde Coletiva ainda não possui Diretriz Curricular Nacional aprovada, seu Projeto Pedagógico foi elaborado com base na minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, proposta da Comissão de Trabalho do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva. O Núcleo Docente Estruturante do Curso utilizou ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação correlacionado com as DCN dos cursos de graduação da área da saúde, conforme Edital da SESu/MEC nº 4, de 10/12/1997; Parecer CNS/CES nº 583, de04/04/2001e aos determinantes da Constituição Federal de 1998 (Art.200, 205, 208e 214), Lei Federal nº 8.080 de 19/09/1990 (Art. 13, 14, 15 e 27); Regulamento de Ensino de Graduação da Unifesspa e demais normas que regem os cursos de Graduação.

Os projetos pedagógicos dos cursos aprovados serão disponilizados nas páginas dos Institutos em que os cursos estão vinculados e no sistema Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), da Unifesspa. 

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