Unifesspa de Todos Nós discute demandas do Campus de Santana do Araguaia

• Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 09h24
  • Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 10h22
  • Acessos: 2008

UDTN Santana 003Professores, alunos e técnicos administrativos que integram o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Unifesspa participaram de uma série de reuniões com membros da Administração Superior, discutindo os principais problemas enfrentados pelo Instituto e apontando soluções para melhorar o ensino, pesquisa e extensão. Antes de ouvir as demandas dos discentes e servidores, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, apresentou um panorama de desenvolvimento da Instituição e alertou para a necessidade de unir a comunidade universitária em defesa da universidade pública.

“Somos uma universidade federal, não fomos feitos pra atender apenas ao município, mas a toda a nação e de maneira mais abrangente a região do Sul e Sudeste do Pará. Por isso, nosso desafio é ampliar os cursos nos campi fora de sede, promovendo um adensamento e, assim, garantir a consolidação da Unifesspa. Os prédios são importantes mas, fundamentalmente, precisamos ter alunos, servidores e fazer pulsar a vida universitária”, afirmou o reitor.

Curso de Engenharia Civil

A Reitoria solicitou ao MEC a liberação de vagas para contratar mais professores e técnicos, visando a implementação do curso de Engenharia Civil no Campus de Santana do Araguaia. O reitor informou à comunidade universitária de Santana do Araguaia sobre a confirmação de uma audiência com o Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG), prevista para acontecer no dia 19 de abril.  Para a implementação do curso de Engenharia Civil foram solicitadas 12 vagas para professores e sete vagas para técnicos. De acordo com a Reitoria, a expectativa é obter um posicionamento sobre a liberação dos códigos de vagas para a Unifesspa.

Demandas do Campus

Durante a reunião do Unifesspa de Todos Nós, foram discutidas diversas questões relacionadas às atividades desenvolvidas no Campus de Santana do Araguaia.UDTN Santana 006 Entre os destaques estão a reflexão sobre o atual projeto político pedagógico do curso de Matemática, ações de fomento à pesquisa e extensão e dificuldades envolvendo a gestão de recursos humanos. Os estudantes puderam falar abertamente sobre os problemas enfrentados no dia a dia do curso de Matemática e durante os debates com os pró-reitores foram elencados os encaminhamentos. Os servidores recém-chegados ao Instituto também puderam conversar com os pró-reitores e tirar dúvidas sobre procedimentos relativos ao início da atividade profissional na Unifesspa.

A pedagoga Luciene Santana agradeceu o esforço da Administração Superior em resolver os problemas apresentados. "Aprendemos muito com os diálogos, com as informações novas, ouvimos muito uns aos outros e isso foi  muito importante. Acredito que com essa iniciativa só temos a melhorar", afirmou.

A estudante Rosana Ribeiro destacou a importância da aproximação da Reitoria com o Campus, promovendo o diálogo com a comunidade. “A reunião foi muito proveitosa, pudemos falar abertamente das nossas dificuldades e a expectativa é que as demandas sejam atendidas”, declarou.

A agenda de atividades do Programa Unifesspa de Todos Nós foi encerrada na sexta-feira (7), com a inauguração das novas instalações do Campus, com a presença da comunidade universitária e de autoridades locais.