I Solema: Seminário marca encerramento das ações do PNAIC 2016
Cerca de 300 participantes, entre eles professores alfabetizadores de vários municípios do Sul e Sudeste paraense, alunos de licenciatura, pesquisadores, coordenadores pedagógicos, gestores municipais, entre outros profissionais da educação lotaram o auditório da Unidade II do Campus de Marabá durante a solenidade de abertura do I Seminário Oralidade, Leitura, Escrita e Matemática na Alfabetização (Solema).
A Unifesspa subsidiou as ações do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) atendendo a 32 municípios, distribuídos em três polos de atuação: Marabá, Parauapebas e Redenção. O evento marca, portanto, o encerramento das ações do Pacto em 2016.
Durante dois dias, o Seminário apresenta importantes discussões sobre a organização do trabalho pedagógico vivenciado nas escolas, momentos de reflexão e de formação de professores sobre o processo de ensino-aprendizagem na alfabetização.
Compuseram a mesa de abertura do Seminário, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, o coordenador geral do PNAIC, Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo, a professora alfabetizadora de Itupiranga, Maria da Guia, a coordenadora local do município de Rio Maria, Tomázia Pereira Silva, a formadora de orientadores de estudos do PNAIC, Prof.ª Me. Kênia Cristina Santos Monteiro, o secretário Municipal de Educação de Redenção, Vanderley Antônio Luiz Moreira e a estudante de escola pública do 2º ano, Emanuelle Ribeiro Barros, de 8 anos, recém-alfabetizada, que emocionou o público demonstrando sua capacidade de leitura.
A Prof.ª Dra. Hildete Pereira dos Anjos fez a conferência de abertura com o tema “A Escola e a organização do trabalho docente para a Alfabetização e o Letramento nos anos iniciais”. A abertura oficial contou, ainda, com um momento cultural, com apresentação da Companhia HISTORIAR-TE, coordenada pela professora da Unifesspa, Eliane Soares Machado, com o tema “As lendas amazônicas”.
Durante os dois dias do evento serão apresentados em média 40 pôsteres e 30 relatos de experiências por professores participantes do programa, com temáticas voltadas para a alfabetização, letramento e alfabetização matemática. A programação científica do evento inclui conferências, palestras, mesas redondas com caráter formativo e avaliativo.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é uma ação do Ministério da Educação que conta com a participação articulada do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais dispostos a mobilizar todos os seus esforços e recursos na valorização de professores e escolas, no apoio pedagógico e na implementação de sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.
Redes Sociais