Pesquisadora francesa discute cooperação técnica com a Unifesspa

• Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 20h40
  • Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2017, 22h27

cooperação técnicaA pesquisadora francesa Danielle Mitja do Institut de Recherche pour le Développement- IRD (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento) de Montpellier, França e o técnico administrativo da Unifesspa Alessio Moreira dos Santos estiveram reunidos com a professora doutora Fernanda Carla Lima Ferreira, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PROPIT/Unifesspa), na tarde desta quarta-feira (3), na Unidade 3 do Campus de Marabá, discutindo termo de cooperação científica entre a Unifesspa e o IRD.

Mitja trabalha como pesquisadora lotada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) por meio de convênio bilateral assinado entre a entidade e o IRD. Ela desenvolve pesquisas na Amazônia brasileira nas áreas de agricultura familiar, capoeira, pastagens, bancos de sementes, plantas daninhas, plantas nativas úteis, babaçu, florestas úmidas, cerrados e África.

Alessio, que é técnico lotado no Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR/Unifesspa) está sendo co-orientado no doutorado em Ciências Florestais na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), pela pesquisadora Danielle Mitja. Aléssio pesquisa a Dinâmica de população e detecção automática da palmeira babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng.) em uma frente pioneira amazônica. Mitja exerceu esse mesmo papel no mestrado de Alessio na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local e foi sua orientadora na graduação em Agronomia, pela UFPA.

A professora Fernanda Ferreira recebeu os pesquisadores e discutiu a viabilidade de se manter uma parceria institucional entre o IRD e a Unifesspa para fomentar o intercâmbio entre estudantes de pós-graduação da Unifesspa com pesquisadores franceses interessados nos temas amazônicos.
Para Fernanda Carla, “a futura parceria é mais uma forma de buscar dar mais visibilidade e abrangência internacional aos estudos e pesquisas desenvolvidos por nossos estudantes de pós-graduação da Unifesspa que estamos buscando ao se aproximar desse renomado instituto francês num tratado de cooperação bilateral”.