Comunidade discute melhorias no IEDAR e confere experimentos de realidade virtual do Media Lab

• Publicado: Terça, 02 de Mai de 2017, 16h36
  • Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 08h59

UDTN IEDAR 001No último dia 26 de abril, estudantes, professores e técnicos administrativos que integram o Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa participaram da reunião do Unifesspa de Todos Nós, no miniauditório do PDTSA, na Unidade III do Campus de Marabá. O objetivo do programa institucional da Reitoria é discutir com a comunidade acadêmica os principais desafios enfrentados pelo Instituto e encaminhar soluções para as demandas apresentadas, acompanhando e colaborando com o processo de desenvolvimento de cada Instituto.

O reitor Maurílio Monteiro conduziu a reunião que contou com a presença de pró-reitores e gestores de unidades administrativas da Unifesspa e fez uma apresentação do panorama de desenvolvimento do IEDAR, que vem ampliando e melhorando sua infraestrutura física e tecnológica. Até o início de 2013, o Instituto enfrentava inúmeros problemas relacionados à tecnologia da informação e comunicação, além de instabilidade elétrica e sucateamento de laboratórios.

Com os avanços após a criação da Unifesspa, a comunidade passou a contar com uma melhor infraestrutura, mais qualidade nos sistemas e serviço de internet, telefonia, além de ampliação de área últil, passando de 93,29 m2 para 545 m2 em 2014, com expectativa de crescimento para 2.619m2 até 2018.

Visita virtual ao novo prédio

Com a obra do prédio de cinco pavimentos, que está em construção, o IEDAR deve receber uma nova estrutura física para abrigar os cursos. O 3º

MediaLab teopavimento destinado ao Instituto contará com amplas salas de aula, sala de estudo, salas administrativas, gabinetes, banheiros, laboratórios, entre outros espaços. Para que os alunos e servidores pudessem ter uma visão geral da estrutura a ser oferecida no novo prédio, alunos de graduação que integram a equipe do Media Lab, laboratório de experimentação tecnológica, coordenado pelo professor Teófilo Augusto, fizeram uma demonstração de uma visita virtual ao prédio.

Com uso de novas tecnologias, a apresentação permitiu uma visualização atrativa para o público, com os primeiros experimentos de realidade aumentada do Media Lab. O trabalho apresentado à comunidade do IEDAR faz parte de um projeto maior, iniciado pelo Media Lab em fevereiro deste ano, que tem como objetivo fornecer uma visita à Unidade III do Campus de Marabá por meio da realidade virtual. Este projeto está sendo executado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa.

Contingenciamentos

Durante a reunião, o reitor também apresentou um panorama da situação financeira da Unifesspa, que vem sofrendo com contingenciamentos  nos recursos de custeio e capital, no intuito de informar à comunidade universitária sobre o cenário de limitações financeiras impostas à Universidade. Os estudantes e servidores também tiraram dúvidas sobre políticas de bolsas e auxílios e solicitaram apoio para implantação do campo experimental de Agronomia. Ao final foram apresentados diversos encaminhamentos a partir das sugestões feitas pela comunidade acadêmica.

O Instituto

O IEDAR abriga os cursos de Ciências Econômicas e Agronomia, com um total de 300 alunos regularmente matriculados. O corpo docente é formado por 29 docentes, sendo 14 doutores e 15 mestres e está entre os institutos com cursos de menor número de evasão. Os alunos também vêm se destacando na produção acadêmica e científica, com expressiva participação no Programa de Incentivo à Publicação Qualificada aos Discentes de Graduação – PIPQD.