ENEM abre inscrições a partir de segunda-feira
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir das 10h de segunda-feira, dia 08 de maio até às 23h59 do dia 19 de maiode 2017, horário oficial de Brasília-DF, exclusivamente no endereço:http://enem.inep.gov.br/participante. O ENEM é o principal meio de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Neste ano acontece uma novidade, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos - e não mais em único final de semana – nos dias 05 e 12 de novembropróximo, com a abertura dos portões às 12h; fechamento dos portões às 13h e início das provas às 13h30min, de acordo com o horário oficial de Brasília. As provas serão realizadas em todas as Unidades da Federação.
O Enem 2017, regulamentado pelo Inep, tem como finalidade precípua a Avaliação do Desempenho Escolar e Acadêmico ao fim do Ensino Médio dos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior. A taxa de inscrição do ENEM é de R$ 82,00 (oitenta e dois reais), exceto para os casos previstos no art. 7º da Portaria/MEC nº 468, de 3 de Abrilde 2017, e no item 3.3 do Edital. O pagamento da taxa de inscrição do Exame deverá ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.
A GRU Cobrança utilizada para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 deve ser gerada, exclusivamente, na Página do Participante: http://enem.inep.gov.br/participante. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, exceto no cancelamento do ENEM.
Apenados
Haverá Edital específico do INEP para a realização do Exame para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e os adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade. Neste caso, o Exame será executado por entidade contratada pelo Inep.
Segundo o Inep, os resultados do Enem deverão possibilitar: a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio; a utilização do Exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas Instituições Federais de Educação Superior; o acesso a programas governamentais de financiamento ou o apoio ao estudante da educação superior; a sua utilização como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
Treineiros
Por força do disposto no artigo 38, inciso II, e no artigo 44, inciso II, ambos da Lei nº 9394, de 20 de dezembrode 1996, o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o Ensino Médio após o ano letivo 2017, considerado "treineiro", não poderá utilizar os seus resultados individuais do Enem como mecanismo de acesso à Educação Superior ou em processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho, estando ciente de que seus resultados destinam-se exclusivamente a autoavaliação de conhecimentos.
O edital completo do ENEM está disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2017/edital_enem_2017.pdf
Redes Sociais