Unifesspa promove debate sobre recursos hídricos e desenvolvimento

• Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 10h56
  • Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2017, 14h58

O Centro de Assessoria Jurídica Popular da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (CEAJUP/Unifesspa) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra de Marabá (CPT), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e a Universidade Estadual do Pará (UEPA) promovem o Seminário “Recursos Hídricos e o Modelo de Desenvolvimento para a Amazônia: Impactos ambientais e ações contra-hegemônicas” nos dias 24, 25 e 26 de maio próximos no Auditório e em salas de aula da Unidade 1 do Campus da Unifessoa, em Marabá (Folha 31). A programação prevê mesas redondas, oficinas, momentos culturais e a realização de uma feira de produtos provenientes da agricultura familiar. O evento é destinado a estudantes do curso de direito, estudantes dos demais cursos da Universidade, professores, estudantes secundaristas, militantes de diversos movimentos sociais e todas as pessoas que se interessarem pela discussão.

As inscrições podem ser realizadas no site https://seminarioceajup.unifesspa.edu.brA abertura do seminário está prevista para quarta-feira, dia 24, às 15h, após o credenciamento dos participantes no Hall de entrada do Auditório do Campus 1. Haverá a exibição de documentário simultaneamente ao credenciamento dos participantes. A primeira palestra será com o tema “Recursos Hídricos e o Modelo de Desenvolvimento para a Amazônia: Impactos ambientais e ações contra-hegemônicas” com o professor doutor Dorival Gonçalves Júnior (UFMT), o filósofo Ivo Poletto e o coordenador da FASE/PA, Guilherme Carvalho. A palestra será mediada pelo professor doutor Airton dos Reis Pereira.

Após o intervalo acontece a segunda palestra intitulada “Privatização da Água: Hidrelétrica e mineração na Amazônia”. Os palestrantes serão a professora doutora Kátia Maria dos Santos Melo (UEPA), o professor doutor Edieter Cecconello (Unifesspa) e Raimundo Gomes da Cruz Neto (CEPASP).

Programação do dia 25
A programação da quinta-feira, dia 25, começa às 8h com a realização de oficinas. A partir das 14h acontece a Feira da Agricultura Familiar simultaneamente com as três mesas redondas programadas para tarde: “Efeitos do Agronegócio nos recursos hídricos: soja, pecuária e outras atividades econômicas”, com os palestrantes Ruben Siqueira (CPT/BA) e Guilherme Carvalho (FASE/PA), mediada pela professora mestre Rosenayre Bezerra; “Morte dos Rios na Amazônia em consequência do modelo do desenvolvimento” com os palestrantes da Unifesspa, professores doutores José Pedro de Azevedo Martins e Andrea Hentz de Mello, medida pelo doutor José Batista Gonçalves Afonso; e “A crise do abastecimento de água no século XXI: problemas e desafios” ministrada pelo sindicalista Otávio Barbosa de Sousa, do Sindicato dos Urbanitários e o mestre Ruben Siqueira (CPT/BA), mediada por Andrei Cesário de Lima Albuquerque.

Programação do dia 26
As oficinas continuam no dia 26, sexta-feira, pela manhã, das 8h às 12h.
A partir das 14 horas acontece a palestra “Os movimentos sociais e as suas lutas na Amazônia brasileira”, também no Auditório do Campus 1. Os palestrantes serão a professora doutora Maria Marize Duarte (UEPA) e o mestre Igor Rolemberg Gois Machado (EHESS), mediado pela professora mestre Raimunda Regina Ferreira Barros.

segunda palestra da tarde será sobre “Lutas e experiências de resistência sócio-econômicas e ambientais na Amazônia”, com os palestrantes Jefferson Nascimento (Movimento dos Atingidos por Barragens), Cristina do Socorro Arcanjo da Silva (MOSAEC) e um representante do Instituto Agro-ecológico Latino Americano (IALA). A palestra será medida pelo professor doutor Jorge Luis Ribeiro dos Santos, diretor do IEDS (Instituto de Estudos do Direito e Sociedade) da Unifesspa.

A última palestra do evento será com os agroextrativistas, quebradeiras de coco e pescadores Niltom Lopes de Melo, comunidade Vila Santa Teresinha do Tauri, Itupiranga (PA) e será mediada pela doutora Larissa. O tema será “Lutas e experiêncis de resistência sócio-econômicas e ambientais na Amazônia”. A Turma de Direito da Terra será a responsável pelo encerramento do evento com uma festa a partir das 21h no Tapiri, do Campus 1.

FB IMG 1494423234967