Alunos peruanos concluem mestrado interdisciplinar na Unifesspa
Dois mestrandos estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PDTSA/Unifesspa) concluíram, com êxito, o curso de pós-graduação em nível de mestrado interdisciplinar, na Unifesspa, em Marabá. Os dois peruanos Luis Andrés Calcina Romero e Ginno Alexander Pérez Salas agora são pioneiros, como alunos estrangeiros concluintes do PDTSA.
Na manhã de ontem (9), o mestrando Luis Andrés Calcina Romero apresentou e defendeu a dissertação “Cidadania imaginada: Orçamento Participativo e Cidadania nos povos indígenas da Selva Central do Peru”, no Auditório do NCADR Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus do Guamá, em Belém. Sua banca foi composta pelo professor orientador William Santos de Assis (PDTSA); Luis Mauro Santos e Silva (PDTSA) e Marcela Vecchione Gonçalves (UFPA). Os três avaliadores são professores doutores.
O segundo peruano a apresentar sua dissertação foi Ginno Alexander Pérez Salas. O seu trabalho abordou “A institucionalização do ACR Cordillera Escolera no Peru: a desterritorialização do povo Kichwa de San Martin”. A defesa da dissertação aconteceu na manhã de hoje (10), no miniauditório do PDTSA, na Unidade 3 do Campus de Marabá. A dissertação de Ginno teve aprovação com recomendação de publicação. Ele foi orientado pela professora doutora Edma do Socorro Silva Moreira (PDTSA), que compôs a banca avaliadora como presidente. Também fizeram parte da banca os professores doutores Jerônimo da Silva e Silva (PDTSA) e Jorge Ribeiro dos Santos (IEDS/Unifesspa).
Avaliação
O novo mestre Ginno Pérez Salas avaliou a experiência de tercursado o mestrado como positiva. “Foi muito legal esta experiência: o intercâmbio de saberes para nutrir o conhecimento proporciona outros olhares da América Latina”. Ginno enfatiza que ser um dos pioneiros da turma de estudantes de pós-graduação da Unifesspa como estrangeiro viabiliza maior visibilidade para a Unifesspa que se amplia para além do Sul e Sudeste do Pará, do Brasil e do continente americano.
Ginno disse que o convívio com outros estudantes do Mestrado, com universitários, professores e a comunidade permitiu conhecer melhor as dinâmicas e vivências de Marabá. “Conhecer e entender melhor os saberes camponeses permitiu-me construir minha metodologia de pesquisa, correspondendo assim como minha expectativa de aprender novas formas de pesquisar as realidades sócio-territoriais que são muito complexas”, analisou Ginno. Além da experiência acadêmica, Ginno destacou a experiência de vida em Marabá que o “ajudou a nutrir os meus saberes e também a desconstruir meus olhares”, afirmou. “É massa ir para outro País por dez dias de férias, mas é muito legal viver e ser parte disso”, ressaltou Ginno.
Ele agradeceu a receptividade dos servidores da Unifesspa – professores e técnicos administrativos –; de colegas de turma e outros universitários que em vários momentos o permitiu conhecer saberes tão diversos e marcantes para sua trajetória profissional e pessoal.
PDTSA
O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia propõe contribuir para o alcance de uma das metas estabelecidas pela Unifesspa, que é a construção de um pensamento científico engajado nas problemáticas que compõem a dinâmica social da região Norte. Para isso, não obstante o pouco tempo de existência, a Unifesspa, através do PDTSA e de outros cursos de mestrado e doutorado recém-criados, vem demonstrando o propósito institucional de investir na formação de pesquisadores para que futuramente possam contribuir para a compreensão da região e do mundo a partir dos conhecimentos produzidos em diferentes campos do saber.
A proposta do PDTSA resulta do desenvolvimento de trabalhos conjuntos de professores pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, em atividades demandadas tanto pelos cursos de graduação criados na década de 1990, quanto por cursos de Pós-graduação lato sensu, os quais foram se configurando como um campo de possibilidades de delineamento de uma proposta de um curso de Pós-graduação stricto sensu que pudesse avançar na produção do conhecimento para melhor compreensão e intervenção nas problemáticas da região em que hoje a Unifesspa se insere.
Estreitar o diálogo em direção à aproximação de estudos, entendendo que a compreensão e intervenção nos problemas regionais exigem uma atitude teórica e investigativa que supere ou minimize as barreiras disciplinares, avançando em direção à integração de conhecimentos e métodos que melhor compreendam a sua complexidade. A região Sul e Sudeste do Pará é marcada de um fluxo migratório intenso, iniciado a partir de 1960 e acompanhado da implantação de grandes projetos econômicos que favorecem as formas de ocupação desordenadas do território, e, consequentemente, elevados índices de problemas que atingem diretamente a organização política, econômica, social, cultural, educacional e ambiental desta região. Como consequência desta dinâmica, a região se apresenta marcada por contradições diversas, conflitos de diferentes ordens e a intensa luta de movimentos sociais por direitos e dignidade humana.
A Unifesspa tem assumido, através do PDTSA, uma perspectiva interdisciplinar que tem como estratégias metodológicas de pesquisa a construção de objetos investigados por métodos e técnicas interdisciplinares que proporcione a superação das reflexões específicas produzidas em áreas particulares do conhecimento. O PDTSA adota esta perspectiva porque os pesquisadores a ele vinculados entendem que a complexidade dos problemas que se pretendem compreender e intervir exige a compreensão para além das especificidades de cada campo do conhecimento. Impõe-se, portanto, uma problemática transversal, não redutível às problemáticas disciplinares, envolvendo campos de conhecimentos distintos e a integração efetiva dos pesquisadores.
O PDTSA delineia como objeto de investigação a dinâmica das relações sociais nesta região, no contexto de expansão do capital, procurando compreender esta dinâmica através dos grandes projetos, das conformações do trabalho, das políticas públicas locais, da cultura, da educação, dos discursos que circulam nestas diferentes esferas de atuação da sociedade. Mais informações em https://pdtsa.unifesspa.edu.br.
Redes Sociais