Unifesspa vai ofertar curso de especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia Oriental

• Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2017, 17h29
  • Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2017, 18h28

LOGO especializaçãoO Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ICH/Unifesspa) vai ofertar o curso de pós-graduação Lato Sensu “Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia Oriental”. A expectativa é que o edital de seleção seja divulgado no mês de junho de 2017, para que as aulas iniciem em agosto.

Sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Rita Vidal (ICH-Geografia) e do Prof. Dr. Danilo Elias de Oliveira (IESB- Biologia), o curso pretende formar profissionais para uso e análise de dados geográficos, produzidos e manipulados por diferentes geotecnologias a partir de uma visão interdisciplinar, enfatizado na gestão dos recursos naturais da Amazônia oriental e no desenvolvimento regional.

O Programa foi concebido para ser gratuito, com regime presencial e duração de 18 meses, destinado aos profissionais graduados em Geografia, Geologia, Agronomia, Engenharias, Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Naturais, Biológicas e Educação do Campo, com oferta de 20 vagas.

O curso de Geografia da Unifesspa em Marabá tem oito anos de implantação e comemora a criação do primeiro curso de especialização na área. "Esse programa é fruto de iniciativas de professores da Faculdade de Geografia, com a participação de professores da Agronomia, Educação do Campo, Biologia e Geologia, sendo então composto por professores doutores e mestres comprometidos com a educação pública e de qualidade com foco no aprimoramento profissional, a partir de uma visão interdisciplinar", destacou a coordenadora, Profa. Dra. Maria Rita Vidal.

Para o vice-coordenador do curso, Danilo Oliveira, a especialização cumpre importante papel na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da Amazônia. “O curso atende a uma demanda reprimida de profissionais da área na Região, muitos deles egressos dos nossos cursos de graduação na Unifesspa e que nem sempre encontram espaços para continuar suas pesquisas; além de grande importância no contexto da nossa Região, que se destaca pelas atividades de mineração. O curso pretende, portanto, contribuir com a qualificação de profissionais que sejam capazes de promover medidas de conservação e preservação dos nossos recursos naturais”, avaliou o vice-coordenador do Curso, Danilo Oliveira.