Pesquisadores do Media Lab visitam Exposição File São Luís 2017

• Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 11h44
  • Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2017, 15h00
  • Acessos: 1902

filesaoluiz visitaMediaLabVinte estudantes da Unifesspa que atuam como bolsistas ou voluntários do laboratório de experimentação tecnológica MediaLab visitam, nos próximos dias 20 e 21 de maio, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (http://file.org.br/), que acontece pela primeira vez no Nordeste. A exposição “FILE São Luís 2017” apresenta um recorte do Festival, com 35 obras de realidade virtual assinadas por artistas brasileiros e estrangeiros, interativas e não interativas, games e animações.

Há 18 anos, o FILE promove exposições, oficinas e encontros cujo objetivo é fomentar o debate sobre a inter-relação entre a arte e a tecnologia. Os estudantes e professores da Unifesspa que participam desta visita, coordenada pelo professor Teófilo Augusto, terão a oportunidade de vivenciar diferentes experiências através da imersão total em realidade virtual, visitando diversas instalações, entre elas, “The Night Cafe”, de Mac Cauley, que permite explorar o mundo das pinturas de Van Gogh e até mesmo encontrar com o próprio pintor em uma versão animada; e “Swing”, de Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen, em que o sonho de voar se torna realidade. Sentados em um balanço, quanto maior for o movimento empregado pelo visitante, maior será a vivacidade das cores do mundo experimentado.

Os trabalhos dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti “Fala”, “Túnel” e “Piso” também chamam a atenção por permitirem a interação do visitante através da palavra e do corpo. São máquinas que respondem a ações como falar e caminhar em um piso ou um túnel.

Para a realização da visita técnica ao Festival, a equipe Media Lab da Unifesspa contou om o apoio cultural da Vale, que ofereceu passagens gratuitas no transporte ferroviário até São Luís.  A exposição "File São Luís 2017" fica em cartaz até o dia 4 de junho de 2017, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que funciona no prédio do antigo Liceu Maranhense (Rua Direita, 149, esquina com a Rua do Giz). A entrada é gratuita.

Para mais informações sobre o Festival e a exposição em São Luís, acesse: http://file.org.br/.