Pesquisadores do Media Lab visitam Exposição File São Luís 2017
Vinte estudantes da Unifesspa que atuam como bolsistas ou voluntários do laboratório de experimentação tecnológica MediaLab visitam, nos próximos dias 20 e 21 de maio, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (http://file.org.br/), que acontece pela primeira vez no Nordeste. A exposição “FILE São Luís 2017” apresenta um recorte do Festival, com 35 obras de realidade virtual assinadas por artistas brasileiros e estrangeiros, interativas e não interativas, games e animações.
Há 18 anos, o FILE promove exposições, oficinas e encontros cujo objetivo é fomentar o debate sobre a inter-relação entre a arte e a tecnologia. Os estudantes e professores da Unifesspa que participam desta visita, coordenada pelo professor Teófilo Augusto, terão a oportunidade de vivenciar diferentes experiências através da imersão total em realidade virtual, visitando diversas instalações, entre elas, “The Night Cafe”, de Mac Cauley, que permite explorar o mundo das pinturas de Van Gogh e até mesmo encontrar com o próprio pintor em uma versão animada; e “Swing”, de Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen, em que o sonho de voar se torna realidade. Sentados em um balanço, quanto maior for o movimento empregado pelo visitante, maior será a vivacidade das cores do mundo experimentado.
Os trabalhos dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti “Fala”, “Túnel” e “Piso” também chamam a atenção por permitirem a interação do visitante através da palavra e do corpo. São máquinas que respondem a ações como falar e caminhar em um piso ou um túnel.
Para a realização da visita técnica ao Festival, a equipe Media Lab da Unifesspa contou om o apoio cultural da Vale, que ofereceu passagens gratuitas no transporte ferroviário até São Luís. A exposição "File São Luís 2017" fica em cartaz até o dia 4 de junho de 2017, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que funciona no prédio do antigo Liceu Maranhense (Rua Direita, 149, esquina com a Rua do Giz). A entrada é gratuita.
Para mais informações sobre o Festival e a exposição em São Luís, acesse: http://file.org.br/.
Redes Sociais