Projeto "Unifesspa está aí" estimula ingresso de alunos da rede pública no Ensino Superior
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) do Campus de Santana do Araguaia, iniciou o projeto “A Unifesspa está aí”, que tem por finalidade divulgar a Universidade e despertar os alunos concluintes do Ensino Médio para o Ensino Superior.
A primeira etapa do projeto, aconteceu nos dias 8 e 9 de maio de 2017, tendo como público-alvo estudantes do Ensino Médio oriundos da rede pública de ensino. A programação incluiu palestras de divulgação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram visitadas escolas nas cidades de Santana do Araguaia e Redenção, contemplando, no total, 97 turmas e cerca de 3000 alunos.
O objetivo desta ação é possibilitar o acesso à educação superior de qualidade e possibilitar que os alunos conheçam o potencial educacional da Região, aumentando as perspectivas de ingresso em uma universidade. “Esse projeto contempla uma comunidade que até pouco tempo não era atendida pelo ensino superior e que por estar situada em regiões e espaços periféricos possui particularidades que podem vir a apresentar um diferencial na produção de ciência, tão procurada entre os jovens para o desenvolvimento de seus talentos e potencializá-los”, destacou a coordenadora do projeto, Profª. Drª. Maria Elizabete Ramo Kochhann.
Durante as palestras, foram apresentados os diversos cursos que a Unifesspa oferece nos campi de Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Xinguara e Santana do Araguaia, destacando as possibilidades que o mercado de trabalho oferece para os profissionais com ensino superior. Como continuidade do projeto, o Instituto de Engenharia do Araguaia tem auxiliado diversos estudantes no processo de inscrição no ENEM.
O projeto "Unifesspa está aí" tem mais duas fases. A segunda está prevista para acontecer entre os meses de junho a setembro, com palestras motivacionais nas mesmas turmas e escolas visitadas. A terceira fase contemplará orientação sobre a forma de avaliação da prova do ENEM, o método TRI – Teoria de Resposta ao Item e práticas de redação.
Redes Sociais