Professoras da Unifesspa publicam artigo em livro na Argentina

• Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2017, 16h25
  • Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 11h50

EL NEODESARROLO cópiaFoi publicado no livro "El Neodesarrollo en debate: crisis, transición y alternativas",  pela editora El Coletivo, o artigo: La resistencia a los grandes proyectos de explotación de hierro en el Sudeste  Paraense, de autoria das professoras  Dra. Celia Regina Congilio da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins (FACSAT/Unifesspa) e Dra. Edma do Socorro Silva Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa).

O livro tem a organização do Prof. Dr. Mariano Feliz, da Universidad Nacional de La Plata (UNLP). O artigo das pesquisadoras da Unifesspa trata sobre o extrativismo do ferro no Sudeste Paraense como importante contribuição na expansão do capital e na composição das exportações brasileiras.

De acordo com as pesquisadoras, para os trabalhadores urbanos, camponeses, indígenas e ribeirinhos e para as florestas amazônicas ficam áreas imensas de destruição dos meios de vida à população expropriada. Restam pobreza e ruína ambiental. O artigo destaca, contudo, que resistências se articulam e buscam forças para que se estabeleçam condições mais favoráveis aos trabalhadores no constante desenvolvimento das forças produtivas no sudeste paraense.

O PDTSA vem aprofundando intercâmbio de pesquisa com a UNLP desde o ano de 2015, quando a Profa. Dra. Celia Regina Congilio estabeleceu contato com o Prof. Dr. Mariano Feliz, no decorrer do seu pós-doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, na Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara.