Professor da Unifesspa lança livro bilíngue em Portugal

• Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2017, 16h08
  • Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 15h07

WhatsApp Image 2017 05 17 at 18.49.45O professor doutor Fabio Mario da Silva, do Instituto de Estudos do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEX/Unifesspa), de São Félix do Xingu, participou do livro “Diálogos no feminino. Antologia Poética Maria Pawlikowska-Jarsnorzewska-Florbela Espanca” que escreveu e organizou, em português e polonês, em parceria com outros quatro professores de diferentes universidades. A solenidade de lançamento do livro ocorreu na última quarta-feira (16), às 18h30min, durante a “11th International Conference in the Series Iberian and Slavonic Cultures in Contact an Comparison, this entitled The Spirit of Reforms in/and Constructing Modernity”, no auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Portugal, com as presenças de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação, realizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, pela Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) da Universidade de Varsóvia e demais parceiros.

Além do professor Fabio Mario estiveram no lançamento da obra os professores doutores Anna Kalewska (Universidade de Varsóvia) e Beata Cieszynska (CLEPUL/ Universidade de Lisboa), também organizadores e escritores do livro. Outros dois autores e organizadores, Maria Lúcia Dal Farra (Universidade Federal de Sergipe) e Gabriel Borowski (Universidade de Cracóvia) não puderam comparecer ao lançamento. O livro “Diálogos no feminino” é bilíngue e possui 183 páginas, integrando a Coleção Biblioteca Ibero-Eslava, volume 3. O livro faz parte da produção do Grupo 5 do CLEPUL, coordenado por Beata Cieszynska e Petar Petrov, que busca fomentar a investigação comparada entre as culturas ibéricas e eslavas, numa perspectiva predominantemente interdisciplinar.

A obra traduz a poetisa polonesa Maria Pawlikowska-Jarnorzewska para o português e a poetisa portuguesa Florbela Espanca para o polonês com estudos introdutórios assinados pelos cinco professores: Fabio Mario, Anna Kalewska, Beata Cieszynska, Maria Lúcia e Gabriel Borowski. O livro “Diálogos no feminino. Antologia Poética Maria Pawlikowska-Jarsnorzewska-Florbela Espanca” procura dar maior visibilidade aos estudos de mulheres pioneiras que foram esquecidas pela história e crítica acadêmica. Segundo o ensaio do livro, assinado por Fabio Mario e Beata Cieszynska, a escolha das duas poetisas deveu-se “as últimas tendências do comparativismo europeu (que responde) à urgência da Europa contemporânea em aproximar seus pontos opostos através do encontro e conhecimento”.

A antologia poética das obras das escritoras Florbela Espanca e Maria Pawlikowska-Jasnorzewska, “denotam um diálogo com temáticas muito parecidas dessas mulheres pioneiras nas letras europeias do começo do século XX que, efetivamente, mantém entre si uma sintonia no “feminino””, explicam Fabio e Beata.   Para os autores, as poetisas encarnam uma voz poética com uma força reivindicadora patente através de um rigor formal e sensualidade ousada, como marcas identitárias de quebra de paradigmas e de resistência à situação de alienação da mulher.

Artigo

Professor Fabio Mario apresentou, ainda, no mesmo evento, que se encerra nesta quinta-feira (18), o artigo científico “A escrita das monjas no período da Contrarreforma em Portugal”.

WhatsApp Image 2017 05 17 at 18.51.22

WhatsApp Image 2017 05 17 at 18.50.29