Unifesspa prepara semana de recepção aos calouros 2017

• Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2017, 19h00
  • Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 16h06

calouradaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) preparou uma programação especial para receber os calouros 2017. Os mais de mil alunos selecionados para os 32 cursos de graduação oferecidos pela Universidade iniciam uma nova fase da vida, cheia de sonhos, desafios e oportunidades. Por isso, a Unifesspa promove um acolhimento com a tradicional Calourada, evento que faz parte do calendário oficial da Instituição.

A IV Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa acontece de 30 de maio a 2 de junho, com uma programação diversificada que inclui palestras, mesas redondas, rodas de conversas, cinema, oficinas, serviços e atrações culturais. Este ano, a calourada apresenta como tema: Universidade e Diversidade na Amazônia, destacando os valores da nossa instituição, pautada pelo respeito à diversidade e pela defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Além das palestras e atrações, os calouros também serão envolvidos nas campanhas solidárias de doação de sangue, em parceria com o Hemopa, de arrecadação de fraldas descartáveis para o Lar São Vicente de Paulo e de um plantio de árvores na Unifesspa, como parte das ações de reflorestamento e preservação ambiental. As doações para o Lar São Vicente serão recebidas nos Institutos. A doação de sangue será feita na sede do Hemopa de Marabá, localizado na Rod. Transamazônica, 251, bairro Amapá. Já o plantio de árvores foi programado para as unidades II e III do Campus de Marabá.

Programação no Campus de Marabá

A programação começa no dia 30 de maio, no auditório da Unidade I do Campus de Marabá (Folha 31). Os novos alunos podem chegar a partir das 8h, para o credenciamento na Calourada. Às 9h será aberta oficialmente a programação com as boas-vindas e o lançamento das campanhas sociais.  À tarde, a partir das 14h, acontecem as mesas redondas e palestras que envolvem a temática do evento. Nos dias 31 de maio e 1 de junho, acontece a programação específica dos Institutos e Faculdades. Cada um preparou uma programação própria, com a participação de alunos veteranos e apoio dos movimentos estudantis.

No último dia da Calourada (2 de junho), acontecem mais atividades na Unidade I do Campus de Marabá, com apresentação dos setores e serviços oferecidos pela Instituição, mesas redondas e oficinas de tranças e turbantes, hip hop, capoeira, Stencil, Fotografia, Batucada, Mandalas e filtros dos sonhos.

Às 10h da manhã acontece uma mesa redonda com a participação dos professores convidados Alfredo Wagner Berno de Almeida, da UFAM e UEA; e da professora da Unifesspa Alice Margarida Negreiros Alves, com o tema Diversidade na Amazônia: universidade como território em disputa.

À tarde, a partir das 14h, acontecem os debates sobre a educação pública, com a participação de representantes de movimentos sociais da Região. A programação será encerrada à noite, com uma apresentação cultural.

Campi fora de sede

Os Institutos nos campi de São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Rondon do Pará e Xinguara também preparam atividades para recepcionar os calouros. A programação no Campus de Santana do Araguaia já aconteceu esta semana (15 a 19 de maio).  Os alunos que ingressam no primeiro semestre letivo de 2017 participaram de aulas de revisão, apresentações de vídeos motivacionais, palestras com matemáticos da região, entrega de kits matemáticos e um bate-papo sobre a vida acadêmica.

Em Rondon do Pará, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) recepcionará os calouros com as boas-vindas da direção do ICSA e apresentação dos servidores do Instituto. Estão programados para os dias 22 e 23 de maio, aula inaugural com o tema: Desafios e perspectivas do mercado de trabalho no Brasil, trote solidário, gincana cultural, sarau e apresentação do documentário – Cine Ideal (cinema em Rondon do Pará) do ex-aluno da Unifesspa, Ricardo Tavares. Em São Félix do Xingu, os novos alunos participam do I Colóquio Arte e Estado de Exceção no Brasil: veredas da resistência. O evento acontece de 23 a 25 de maio e discute o papel da arte diante de processos de violação de direitos humanos, autoritarismo e diversas outras manifestações de violência social, dentro do contexto brasileiro. Durante a programação estão previstos palestras, debates, minicursos e apresentações culturais. Em xinguara, os novos alunos ingressam em outubro de 2017 e também seão acolhidos com uma programação especial.