Unifesspa promove o I Simpósio de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará

• Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 11h30
  • Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 16h07

18485850 822908037863695 2561829335697322695 nNo próximo mês, dos dias 12 a 16 de junho de 2017 a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai promover o “I Simpósio de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará (SERA SUL) ” que acontecerá nas Unidades I e II, Campus de Marabá.

O objetivo do 1º SERA SUL é abordar temáticas relativas ao âmbito regional, enfocando a relação campo-cidade, as políticas públicas, os conflitos fundiários, o desenvolvimento rural e urbano, dentre outros temas que são tratados no interior do Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará (Lerassp).

Para realizar a inscrição no Simpósio é preciso preencher a ficha de inscrição disponível na página do facebook https://goo.gl/nlVFMi e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No fim do evento será emitido certificado, com carga horária de 20h, para os participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de participação.

Além dos professores da Unifesspa, o evento conta com a participação de renomados pesquisadores, o Prof. Dr. Júlio César Suzuki da Universidade de São Paulo (USP), Profa. Ma. Kátia Souza Rangel da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e o Prof. Me. Rogério Almeida da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O LERASSP

A ideia de criação do laboratório surgiu no projeto Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial na Amazônia Oriental(Nedeter), o qual grafou uma ampla participação dos movimentos sociais do campo e da comunidade acadêmica da Unifesspa. Posteriormente, outros projetos foram se somando como o Naec (Consolidação do Núcleo Interdisciplinar de Agroecologia e Educação do Campo: valorização de sementes tradicionais para garantia da soberania alimentar na Amazônia); o Projeto Residência Agrária (Especialização em Educação do campo, Agroecologia e questão Agrária na Amazônia) e o Projeto Rede Dataluta Pará, articulado à Universidade Estadual Paulista (Unesp/Presidente Prudente), que concederam ao espaço do Lerassp um conteúdo interdisciplinar e de constante diálogo com os movimentos sociais.

Durante a programação do Simpósio serão divulgados os resultados desses projetos desenvolvidos no Lerassp. Haverá diálogo com pesquisadores da linha de estudos regionais e agrários de outros laboratórios da Unifesspa e de outras universidades brasileiras e com os atores sociais da região, a exemplo dos diferentes movimentos socioterritoriais existentes no Sul e Sudeste do Pará.

Programação geral do evento:

Conferência de abertura: Uma leitura geográfica sobre a questão agrária brasileira.

Data: 12 / 06 / 2017

Palestrante: Prof. Dr. Júlio César Suzuki (Geografia – USP)

Mediador: Prof. Me.Rogério Rego Miranda (Geografia – Unifesspa)

Local: Auditório do IGE – Campus II da Unifesspa

Hora: 18h30

Mesa Redonda: Transformações nos espaços de reprodução camponesa: as experiências do Sudeste Paraense e do Sul do Amapá.

Data: 13 / 06 / 2017

Palestrante: Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro (PDTSA/Reitor da Unifesspa)

Palestrante: Ma. Etiane Patrícia dos Reis da Silva

Palestrante: Profa. Ma. Kátia Souza Rangel (Geografia – UNIFAP)

Mediador: Prof. Me.Marcos Alexandre Pimentel da Silva (Geografia – Unifesspa)

Local: Auditório do IGE – Campus II da UNIFESSPA

Hora: 18h30

Mesa Redonda: Transformações no espaço agrário do sudeste paraense a partir da dinâmica do agronegócio e da mineração.

Data: 14 / 06 / 2017

Palestrante: Prof. Me. Rogério Almeida (Gestão pública e desenvolvimento regional – UFOPA)

Palestrante: Prof. Me. Fernando Michelotti (Agronomia – Unifesspa)

Palestrante: Charles Trocate (MAM)

Mediador: Francileno da Trindade Batista (Professor do ensino básico de Marabá e colaborador do LERASSP)

Local: Auditório do IGE – Campus II da Unifesspa

Hora: 18h30

Mesa Redonda: Políticas Públicas em Tempos de Desmonte do Desenvolvimento Territorial:as experiências dos Territórios da Cidadania no Sul e Sudeste do Pará.

Data: 15/ 06 / 2017

Palestrante: Prof. Me.Marcos Alexandre Pimentel da Silva (Geografia – Unifesspa)

Palestrante: Esp. Emmanuel Wambergue (FATA)

Palestrante: Prof. Me. Laércio Rocha de Sena (História – Unifesspa/ Campus de Xinguara)

Mediador: AnaMariaMafezolli Leite (Ex-Assessora do Território da Cidadania – Sudeste Paraense).

Local: Auditório do Campus I – UNIFESSPA

Hora: 18h30

Conferência de encerramento: Um pensamento, uma região: a contribuição de Milton Santos para os estudos regionais na Amazônia.

Data: 16 / 06 / 2017

Palestrante: Prof. Dr.Saint Clair Cordeiro da Trindade Júnior

Mediadora: Profa. Ma. Gleice Kelly Gonçalves da Costa (Geografia – Unifesspa)

Local: Auditório do Campus I – Unifesspa