Unifesspa inaugura novo prédio para as Engenharias no Campus de Marabá

• Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2017, 11h08
  • Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 12h11

Destaque Inaugura IGEEm solenidade bastante prestigiada, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) inaugurou o novo prédio multiuso do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE). Com arquitetura moderna, o novo espaço possui cerca de 2 mil m2 e abriga a maior parte dos cursos de Engenharia da Instituição. São 14 salas de aula, secretarias acadêmicas, salas de reunião, laboratório de informática, banheiros, cantina, dispensa e Hall de entrada e circulação de pessoas.

Com um investimento de mais de R$ 4 milhões, o prédio oferece melhor estrutura de atendimento aos mais de mil alunos matriculados nos cursos de engenharias, além de proporcionar mais qualidade de vida para os servidores da Unifesspa.

Durante a solenidade, o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes José Ribamar, o estudante Igo Silva, foi o primeiro a fazer uso da palavra, destacando a importância do novo equipamento para os estudantes. “Hoje é um dia de grande alegria pra todos nós estudantes, mas a luta continua. A Unifesspa vem sofrendo todos os dias com os reflexos da restrição orçamentária que o Governo impõe e precisamos lutar para que essa jovem universidade possa continuar a crescer e se consolidar”, afirmou.

O estudante pediu, ainda, um minuto de silêncio em respeito aos agricultores mortos durante uma ação policial de reintegração de posse na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D’arco e aproveitou o momento para apresentar reivindicações da classe estudantil às autoridades presentes.

O diretor do IGE, professor José Arimateia Costa, agradeceu a toda a equipe do Instituto e a Administração Superior da Unifesspa pelo esforço para inaugurar a obra. “Considero a entrega desse prédio uma enorme conquista, mediante a crise financeira que as universidades enfrentam. Essa é uma demonstração do esforço da Administração e marca um passo importante para consolidar os nove cursos do IGE”, enfatizou. De acordo com o diretor, o novo espaço vai permitir ainda uma maior integração entre os cursos de engenharia, facilitando principalmente a assistência aos estudantes.

Inaugura IGE 01

O vice-prefeito de Marabá, Antônio Carlos Cunha Sá, elogiou a gestão da Unifesspa pela qualidade da obra entregue à comunidade acadêmica. “É uma satisfação, neste momento festivo, estar no espaço acadêmico, um ambiente de onde devem partir a origem das transformações. Festejamos com muito entusiasmo esse novo prédio que dá mais possibilidade de desenvolver o ambiente acadêmico, refletindo no desenvolvimento da nossa cidade de Marabá e Região. Parabéns à Unifesspa por essa ampliação, tornando mais suscetível o desenvolvimento do Sul e Sudeste do Pará”, elogiou.

Deputados federais, estaduais e vereadores presentes na cerimônia também discursaram sobre o papel da Unifesspa para o desenvolvimento regional e reafirmaram compromissos políticos com o fortalecimento da Instituição. Compuseram a mesa de honra, os deputados federais José Geraldo e Beto Salame; o deputado estadual Gesmar Rosa da Costa, o vice-prefeito de Marabá, Antônio Carlos Cunha Sá, o vereador Marcelo Alves, representando o presidente da Câmara Municipal; o coordenador geral do DCR JR, Igo Pereira Silva, o diretor do IGE, Prof. Dr. José de Arimatéia Costa de Almeida e o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro.

O reitor da Unifesspa, professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro, encerrou os discursos enfatizando a missão maior da Universidade, qual seja o de contribuir com uma sociedade mais justa e democrática. “Só neste semestre, a Unifesspa permitiu o ingresso de mais de mil alunos novos. São centenas de jovens, meninos e meninas, que se abrem para um novo caminho, um caminho de transformação. Essa obra simboliza o respeito ao dinheiro público e é um patrimônio para a nossa sociedade. Parabéns aos professores, técnicos e estudantes que estão, junto conosco, construindo uma universidade capaz de apontar para o futuro", afirmou.

Para homenagear todos os trabalhadores envolvidos nesta grande obra, o reitor, acompanhado dos servidores Lucas França e Tiago Garcia, fez a entrega de uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados ao mestre de obras Antônio de Oliveira Silva.  A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa e uma visita às novas instalações do IGE.

Inaugura IGE 05

Inaugura IGE 02