Faculdade de Direito da Unifesspa realiza primeira defesa de TCC por videoconferência

• Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2017, 23h33
  • Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 15h18

defesavideoconferenciaA aluna Sara Coelho da Silva defendeu seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com uma introdução tecnológica que passa a fazer parte das atividades da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FADIR/Unifesspa): a videoconferência entre as unidades do Campus de Marabá; e de Belém, da Universidade Federal do Pará (UFPA) para avaliação de trabalhos finais de seus universitários.

Sara Coelho defendeu o TCC denominado “Liberalismo, Igualdade e Direitos Fundamentais: Uma busca por unicidade”, com aprovação com conceito máximo. A defesa da estudante ocorreu no último dia 26 de abril, pela manhã, em sala da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (FACEEL/Unifesspa) que cedeu a sua estrutura física, tecnológica e suporte de pessoal para a estruturação da videoconferência.

Dois professores da Faculdade de Direito, Hirohito Arakawa, presidente da banca e Heraldo Elias Montarroyos, presencialmente, fizeram a avaliação do trabalho de Sara Coelho; e o terceiro foi o professor doutor José Claudio Monteiro de Brito Filho, que se encontrava na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, que participou e avaliou o trabalho por videoconferência.

Brito Filho é professor do Programa de Pós-Graduação em Direito, do Instituto de Ciências Jurídicas, da Universidade Federal do Pará, além de titular da Cadeira nº 26, da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, e titular da Cadeira nº 22, da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Ele é membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica da Presidência.

Avaliação

Duas câmaras foram utilizadas na videoconferência: uma dedicada à aluna e a outra aos dois professores avaliadores, na Unifesspa, na Unidade 1  do Campus Marabá. Brito Filho contribuiu na fase teórica com o trabalho da discente enquanto examinador externo, com sua ampla experiência científica e ampliou institucionalmente as relações entre os professores dos cursos de Direito da Unifesspa e UFPA.

Segundo o professor Hirohito Arakawa, a experiência da avaliação por videoconferência foi muito positiva. “Faço minha as palavras do professor do Curso de Direito Edieter Luiz Cecconello, de que esta prática se coaduna com os tempos de crise em que fica cada vez mais difícil dispor de recursos para trazer examinadores de renome para participação de atividades na Unifesspa”.

Para Hirohito, a principal vantagem além da economicidade, encontra-se no leque ilimitado de possibilidades que a internet proporciona de desfrutar da contribuição de examinadores externos nacionais e até internacionais. “Sem contar a função de aproximação das relações interinstitucionais da Unifesspa com outros parceiros”, acrescentou.