ICH recepciona calouros com orientações e pré-lançamento da revista Confronteiras

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 16h35
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 10h07

RevistaConfronteirasO Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ICH/Unifesspa) recepcionou os calouros com uma série de atividades acadêmicas. Um dos destaques da programação foi o pré-lançamento da Revista Confronteiras, um periódico mantido e editado pelo ICH, de âmbito nacional e que tem como objetivo contribuir para elevar o nível de qualidade em publicações no vértice das Ciências Humanas em geral e estimular o debate crítico.

A primeira edição do periódico, apresentada pelo professor Cássio Augusto Guilherme, oferece quatro artigos com temáticas livres, um ensaio fotográfico, uma resenha e na secção intitulada Dossiê, dedicada à temática "Cultura & Território na Amazônia", apresenta sete artigos científicos com trabalhos que resultam das dissertações defendidas no PDTSA, nos anos de 2014-2015. São autores dos artigos os pesquisadores Cristiano Bento Silva, Alexandre Silva dos Santos Filho; Laércio Rocha Sena, Marcelo Melo Santos, Ribamar Ribeiro Júnior, Flávia Marinho Lisbôa, Thiago Martins Cruz, Célia Regina Congilio e Deize Almeida Botelho.

WhatsApp Image 2017 06 01 at 11.22.15

O primeiro Ensaio Fotográfico é assinado por Hiran de Moura Possas e Jerônimo da Silva e Silva, com o título “Campos Semânticos Gavião Kyikatêjê: a Corrida de Tora”, que traz registros visuais da velocidade, equilíbrio e performance dos corpos deste povo Gavião na “brincadeira da tora”. As fotos são dispostas para valorizar a relação desse povo com a paisagem ou cena ritual, bem como da participação das mulheres e crianças indígenas.

Na temática livre estão os trabalhos “O Adolescente em conflito com a Lei na produção discursiva das Instituições", de Rubeilton Guilherme Sales e Hildete Pereira dos Anjos; "A formação de professores em tempos de fábulas neoliberais", de Marcelo Gaudência Brito Pureza e Genylton Odilon Rêgo da Rocha; "O Governo José Sarney (1985-1990) transição sem ruptura", de Cássio Augusto Guilherme, "Etnoconhecimento em unidade de conservação na Amazônia Brasileira", de Neila de Jesus Ribeiro Almeida; e na secção resenha, a primeira edição traz o trabalho de Afonso Medeiros “Homo Sapiens, Homo Dei”. A revista está disponível gratuitamente no endereço:https://confronteiras.unifesspa.edu.br/index.php/Confronteiras/index.

São editores da Revista Confronteiras os professores Jerônimo Silva Silva, Edma Socorro Silva Moreira, Celia Regina Congilio e Ana Clédina Rodrigues Gomes. São editores de Secção os professores Jerônimo Silva e Cássio Augusto Guilherme.

Orientações, roda de conversa e lançamento de livro

apresentacaoRose

Os alunos novatos tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre as funcionalidades do SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. A servidora Rose Gusson, do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA/Unifesspa) tirou dúvidas dos estudantes e orientou sobre processos e documentos importantes para a vida universitária, a exemplo do regulamento da graduação, que deve ser acessado por todos os discentes. A Ascom também lançou, esta semana, um serviço de orientações aos calouros, com informações úteis para o início da vida universitária. O projeto audiovisual Por dentro da Unifesspa pode ser acessado no Youtube e nos demais perfis da Unifesspa nas Redes Sociais. Acesse também o tutorial do CTIC sobre o cadastro no SIGAA.

Uma roda de conversas com a participação dos professores Janailson Macêdo, diretor do Instituto, e o professor recém empossado na Unifesspa, Geovanni Cabral, envolveu os alunos acerca do tema "História, pesquisa e escrita: desafios e possibilidades".

Durante a programação de recepção aos calouros de história, o historiador e professor da Unifesspa, Erinaldo Cavalcanti, também apresentou aos alunos a coletânea “A História e suas práticas de escrita”, organizada por ele, em parceria com o professor Geovanni Gomes Cabral.

A coletânea possui três volumes. O primeiro, intitulado A História e suas práticas de escrita: relatos de pesquisa, apresenta os relatos de pesquisa de doutorado, com reflexões metodológicas e historiográficas, constituindo-se como escrita de registros de aprendizagens. No segundo volume A História e suas práticas de escrita: narrativas e documentos, os autores apresentam as narrativas a partir dos documentos manuseados em teses de doutorado, em que os autores levam em consideração conceitos e metodologias apresentados em espaços teóricos específicos. O terceiro e mais recente livro A História e suas práticas de escrita: leituras do tempo, apresenta discussões teóricas sobre o tempo e as diferentes formas de apropriação de categoria, problematizando como diferentes objetos de teses estão enfrentando esse desafio de pensar e interpretar o tempo, a partir dos seus objetos de pesquisa.